Os resultados foram expressivos com a participação de 3.526 alunos no simulado, representando 91% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 82% do 3º ano do ensino médio.
As unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Antônio João, Ponta Porã, Paranhos e Coronel Sapucaia, jurisdicionadas pela CRE-11 (Coordenadoria Regional de Educação) de Ponta Porã, participaram do simulado preparatório, por intermédio do projeto “#PreparaSAEB”.
O projeto é uma iniciativa voltada para a preparação dos estudantes para as avaliações externas, o simulado preparatório teve como principal objetivo garantir a participação de mais de 80% dos estudantes nas avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
A preparação para o simulado incluiu treinamentos sobre as matrizes, escalas e descritores do SAEB e o pós está em andamento envolvendo análise de resultados e formação para melhoria dos indicadores coletados no simulado. A equipe pedagógica da CRE-11 pe composta pelos professores Caroline Tolentino, César Galeno, Jane da Silva, Monalisa Meninelli, Sérgio Ferreira e Viviane Cerzósimo.
Estratégias
A equipe CRE11 realizou visitas às escolas para mobilizar a participação nas avaliações externas. Durante essas visitas, foram apresentados os resultados da jurisdição, a escala de habilidade do SAEB e questões para análise dos descritores, além de serem disponibilizados materiais impressos com dados relevantes e sugestões de ações para as escolas.
O simulado foi elaborado especificamente para as escolas da CRE11, baseado nos descritores do SAEB. A ação envolveu a formação de coordenadores de município, de local e aplicadores para garantir a correta execução do simulado, que atingiria quase 4.000 estudantes.
No dia 17 de junho, todas as escolas mobilizaram seus alunos para a aplicação do simulado, seguindo um padrão de sigilo e devolvendo as provas para correção sob a supervisão dos coordenadores locais.
Após a aplicação do simulado, foram realizados repasses dos resultados por meio de gráficos e tabelas. Novas visitas in loco foram feitas para estabelecer metas de melhoria individualizadas por escola.
Os resultados do projeto foram expressivos com a participação de 3.526 alunos no simulado, representando 91% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 82% do 3º ano do ensino médio. Todas as 24 escolas apresentaram participação superior a 80% no 9º ano e 17 escolas do Ensino Médio alcançaram participação de 80%, cinco a mais em comparação a 2023.
O projeto #PreparaSAEB fortaleceu a preparação dos estudantes para as avaliações externas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação na região. “Para os próximos passos, os professores de Língua Portuguesa e Matemática receberão formações específicas para compreender como trabalhar os descritores identificados no simulado como mais críticos, visando aprimorar o desempenho dos alunos até a avaliação do SAEB”, finaliza coordenadora da CRE-11 Vera Cruz.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CRE11