Campo Grande (MS) – Os vencedores do Prêmio de Gestão Escolar 2015, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), embarcaram para os Estados Unidos, onde permanecem até o próximo dia 23 de novembro. Formado por representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, incluindo o diretor da EE Frei João Damasceno, de Caarapó, e o superintendente de Políticas para a Educação da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), o grupo foi participar de um intercâmbio para conhecer experiências bem sucedidas na rede de ensino americana. A ação tem o apoio da Unesco e da Embaixada dos Estados Unidos.
Antes da viagem, os gestores cumpriram agenda em Brasília, entre os dias 7 e 12 de novembro. Em um dos compromissos, eles participaram de palestras sobre inovação escolar na Casa Thomas Jefferson. Conheceram o movimento Maker, que estimula o aprendizado por meio do fazer, e o Programa Globe, uma parceria entre a Agência Espacial Americana (NASA), que busca promover o ensino prático e a aprendizagem da ciência, estimular a educação ambiental e a descoberta científica.
Os diretores também visitaram a Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo SESI/Senai, no Ginásio Nilson Nelson. Estudantes da rede pública de todo o país participaram do evento.
Prêmio de Gestão Escolar
O Prêmio de Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica do ensino público brasileiro. O objetivo é estimular o processo de melhoria contínua da gestão das escolas com a elaboração de planos de ação baseados na autoavaliação.