Torneio “Mestres do Tabuleiro” promoveu raciocínio lógico, cooperação e inclusão entre os estudantes
A Escola Estadual Professor Cleto de Moraes Costa, em Tacuru, promoveu o Campeonato de Xadrez – Mestres do Tabuleiro, que movimentou alunos de diferentes turmas e envolveu toda a comunidade escolar. A atividade integra o projeto “Xadrez como Ferramenta Pedagógica: Desenvolvimento Cognitivo, Socioemocional e Inclusão Escolar”, e mostrou como o jogo pode ser um recurso educativo capaz de unir estratégia, disciplina e integração.
O torneio reuniu estudantes de diferentes turmas e encantou a comunidade escolar, mostrando que o xadrez vai além do tabuleiro: desenvolve raciocínio lógico, planejamento, tomada de decisões, paciência, autocontrole e respeito às regras.
Idealizado pelo professor de Matemática Anderson Peres, o projeto teve início na semana do RAV e busca consolidar o xadrez como prática contínua e articulada com os componentes curriculares. “Cada jogada ensina responsabilidade, estratégia e respeito ao tempo do outro. Mais do que mover peças, os alunos aprendem a mover ideias e construir caminhos para o futuro”, destacou o professor.
A coordenadora de Práticas Inovadoras, professora Alessandra Rodrigues, ressaltou que o campeonato superou as expectativas: “Mais do que vencer, nossos alunos mostraram maturidade, cooperação e espírito de equipe”.
Com foco também na inclusão, a proposta acolhe estudantes com diferentes perfis de aprendizagem e já caminha para novas edições, consolidando o xadrez como ferramenta permanente de ensino e integração.
O professor Anderson agradeceu o apoio dos colegas Bruno Guimarães e Marcelo Vilhalva, que auxiliaram na organização, das alunas Ana Carolina Zardinelo e Maria Paula Spak, responsáveis pelos registros fotográficos, além da equipe de coordenadoras, gestão escolar, professores e patrocinadores que tornaram o evento possível.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar