Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

CEEJA de Dourados realiza ações exitosas em período de Pandemia

  • 06 abr 2020
  • Categorias:Covid-19
  • Compartilhar:

Ações e estratégias das práticas pedagógicas exitosas estão sendo realizadas na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, durante suspensão.

Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), no município de Dourados, tem fomentado ações e estratégias que assegurem o atendimento das características educacionais específicas do estudante da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da flexibilização espaço-temporal de seu aprendizado.

Estudante Lidiane realizando atividades em casa

O intuito, de acordo com a coordenadora pedagógica Edineia Gonçalves de Aguiar Silva, é de viabilizar o processo de ensino e de aprendizagem durante o período estabelecido em Decreto de suspensão temporária das aulas presenciais, “atender os professores a distância requer mais dedicação, se antes já éramos desenvoltos utilizando as tecnologias, hoje com a situação que está posta, nossa responsabilidade cresce. […] é necessário um esforço maior para atingi-los e obter a resposta que dará conta de atender nossos alunos de forma integral”.

Edineia Gonçalves menciona também sobre os estudantes “enfrentamos situações diferenciadas, sobretudo, quando se percebe que alguns possuem acesso total as tecnologias, mesmo que de modo restrito, enquanto outros não se dispõem desse recurso. Independente disso, estamos buscando atender a todos para que o principal objetivo seja atingido, a aprendizagem”, enfatiza coordenadora.

Blog do Centro

Para nortear os procedimentos pedagógicos no período que compreende a suspensão temporária das aulas, a equipe pedagógica do CEEJA se utilizou de múltiplas possibilidades de aulas remotas a fim de atender as especificidades do público que demanda a EJA, com destaque para o blog do Centro utilizado para propiciar o repasse de orientações e o acesso aos materiais de estudo, haja vista que esse recurso também funciona como repositório das apostilas do Curso e, ainda, das atividades propostas.

Em consulta ao blog, o estudante Victor Augusto Dauto.

“Tem sido uma experiência desafiadora, o componente curricular matemática requer razão e há conteúdos que é importante ter a orientação in loco, mas estamos fazendo todo o possível para diminuir a distância entre estar comigo e ter meu apoio, sobretudo, com a utilização das tecnologias. Vamos conseguir passar por isso!”, relata professora Cassiane, da disciplina de Matemática – etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Tecnologias Digitais

Ademais, no que tange ao aprendizado do estudante, o Centro tem obtido resultados satisfatórios com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como por exemplo, o Google Clasroom e grupos de whatsaap, sobretudo, pensado para atender o estudante público da educação especial. Ainda pensando na heterogeneidade do público que demanda a EJA, tem-se disponibilizado o e-mail do Centro para o envio das atividades e feedbacks.

Diálogo entre docente e discente realizado pelo WhatsApp

Se o estudante prefirir, poderá levar suas atividades periodicamente no Centro, em horários previamente agendados para que não haja aglomerações de pessoas no local da entrega. Caso o estudante esteja no grupo considerado de risco, o mesmo deverá formalizar sua situação para escola e solicitar que outra pessoa realize os procedimentos de entrega e recebimento das atividades.

O estudante Fábio de Melo, matriculado no Ensino Médio comenta o momento de suspensão “tenho me esforçado para conciliar a rotina de trabalho com a rotina de estudos, principalmente agora que essa doença pegou a gente de surpresa. Apesar de o ensino presencial fazer falta, termos a professora disponível em tempo real no whatsapp  e as atividades no blog, tem ajudado bastante […] espero que tudo passe logo e a gente consiga ir para a escola.”

Compete frisar, que o CEEJA de Dourados tem reiterado aos seus estudantes que essa medida temporária de suspensão das aulas presenciais não se configura “férias escolares”, evidenciando que deverá haver compromisso e organização do estudante na execução das atividades pedagógica e cumprimento dos prazos estabelecidos.

 

Últimas Notícias

  • Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025
  • Cultura indígena inspira aula de arte com argila na EE Afonso Francisco Xavier Trannin em Três Lagoas
  • EE Professora Delmira Ramos dos Santos promove projeto “Parada da Leitura”  
  • Estudantes da EE Maria Leite exploram práticas sustentáveis em visita à mina Santa Cruz
  • Estudantes com Altas Habilidades se destacam na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa
  • Estudante de Amambai conquista medalha de ouro na OBMEP
  • Gabarito em Braille impulsiona acessibilidade no simulado da EE Maria Leite
  • Atletas da EE João Carlos Flores são podium na etapa Centro-Norte dos Jogos Escolares  
  • Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres  
  • Unidades da REE de Dourados e Corumbá medem a circunferência da Terra em experimento conjunto
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital