Convidado da transmissão desta semana foi o sociólogo e professor da UnB, Pedro Demo.
Campo Grande (MS) – Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (03.08), ás 15h, a décima segunda Live, transmitida no canal da rede social do Governo de MS (Facebook), que tem como escopo atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também, sanar dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico da comunidade escolar de Mato Grosso do Sul.

Superintendente de Planejamento de Apoio Institucional, Soraya Hungria da Cruz, durante décima segunda Live da SED.
Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, foi responsável pela abertura das transmissões. A abordagem da semana foi quanto a “Avaliação diagnóstica: um olhar sobre o período de aulas remotas”.
A live desta segunda-feira contou com a participação da superintendente de Planejamento de Apoio Institucional, Soraya Hungria da Cruz, que falou sobre a pesquisa sobre a aprendizagem dos estudantes, “fundamental para bom andamento das escolas”, enfatizou Soraya
Avaliação Diagnóstica
O convidado desta semana é o sociólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB), Pedro Demo, recebeu várias premiações publicadas em alemão em 1973 na Editora Anton Hain. Fez pós-doutoramentos na Alemanha, cursando na Universitat Erlangen Neimberg. Tem várias obras publicadas, tais como: Educação e qualidade; Política social, educação e cidadania; Educar pela pesquisa, dentre outros.
Pedro Demo já foi professor Titular da Universidade de Brasília, desde 1982, professor do Doutorado de Educação, UFRJ, 1981-1986, secretário-geral do Ministério Extraordinário para a Desburocratização, 1985-1986, presidente da Câmara V, Comissão de Coordenação de Reforma da Administração Federal, 1985-1986, presidente da Organização Mundial para a Educação Pré-escolar no Brasil (OMEP/BRASIL), diretor do Departamento de Macroestratégia, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, da Presidência da República, 1991-1992.
Demo também foi secretário dos Direitos da Cidadania e Justiça, do Ministério da Justiça, de 20/01/1993 a 06/06/1994, membro titular do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), 1993-1994, membro fundador da SKEPSIS – Academia Semiótica e Direito, 2003 Nº 082(2003), professor emérito da UnB (dezembro de 2009), membro do Conselho Consultivo do IPEA (2010).
Com relação a avaliação diagnóstica, professor Pedro Demo mencionou que são situações distintas, quanto aos estudantes das redes públicas e privadas, “enquanto, na rede privada, o estudante tem mais condições, por ser mais homogêneo e com suportes tecnológicos mais a disposição, já, na rede pública, a situação é de extrema variedade, temos estudantes com as condições de acessos, outros com pouca capacidade de acessibilidade e alguns que não tem acesso algum”.

Secretária Cecilia Motta foi responsável pela abertura da transmissão ao vivo, que acontece toda segunda feira.
Professor menciona também que a avaliação diagnóstica na Rede Pública deve ser realizada de forma mais instrucionista, “não apenas perguntas e respostas fechadas, mas a avaliação tem que ser feita com única pretensão, para que os estudantes aprendam, a importância é o estudante estudar, elaborar, pesquisar, aprender. Temos que avaliar para garantia da aprendizagem do estudante, ver o que ele produz, com enfoque na sua autoria e melhorias”.
O professor da UnB salienta ainda que é preciso ter enfoque em atividades de aprendizagem, “não apenas exportar o off-line ao online, temos que motivar os estudantes na produção, enfim, entusiasmá-lo, porém esbarramos nas condições, então teremos que fazer avaliações tentativas, aproximativas, não perder o contato, importante de vez em quando, falar com eles nas plataformas online, ver, conversar com ele, é preciso variar a chance de avaliação e o família também tem o compromisso com a aprendizado do estudante, não pode ficar apenas com a escola”, finaliza Pedro Demo.
Audiência Pública
Na última quarta-feira, dia 29 de julho, a equipe da Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou uma Audiência Pública para apresentação do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul – Etapa do Ensino Médio – e agora nós estamos com o período de consulta aberto até o dia 5 de agosto, quarta-feira. O link para acesso pode ser encontrado no site da secretaria e a transmissão da audiência, na íntegra, está disponível no canal da SED no Youtube.
WebSED
A partir deste mês de agosto, toda quarta-feira contará com um webinário da SED. Desta vez, o tema vai ser Geografia no Ensino Fundamental e será aberto para profissionais da educação de todas as redes. Sempre às 15h, a transmissão vai ser pelo canal da SED no Youtube também.