Santuário do Perpetuo Socorro, Monumento ao Índio e Relógio da 14 vencem Concurso de Desenho, em homenagem aos 121 anos de Campo Grande.
Campo Grande (MS) – Estudantes da Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno homenagearam o aniversário da capital de Mato Grosso do Sul com desenhos de pontos turísticos e monumentos da Cidade Morena, como é carinhosamente pela população. O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado em uma das principais avenidas da cidade, foi o campeão do 1º Concurso de Desenho História de Campo Grande.
Santuário Perpetuo Socorro
A estudante Maína Ribeiro Salazar, 10 anos, do 5º Ano do Ensino Fundamental desenhou e pintou a igreja com a cor marrom que lembra a construção inspirada na arte bizantina. Em 1999, a Igreja foi “elevada” a Santuário, que só ocorre quando há apreço pelas relíquias e aglomeração de devotos. Em 2017, projeto de lei aprovado determinou Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como “Padroeira” de Mato Grosso do Sul. Com isso, a igreja foi considerada Santuário Estadual.
O objetivo do concurso foi incentivar os estudantes sobre a História da cidade de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, promover o desenvolvimento de pesquisa, estimular o desejo pelo conhecimento e oportunizar a produção autônoma e criativa, durante o período de aulas remotas devido a pandemia da COVID-19, de forma a promover a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas no 3º Bimestre.

O desenho do obelisco ficou com a segunda colocação, desenhado pelo estudante Rafael Villaruel Nogueira.
Obelisco
O obelisco em formato de uma zarabatana em homenagem as culturas indígenas sul-mato-grossense levou o segundo lugar no Concurso de Desenho. Criado pelo estudante Rafael Villaruel Nogueira,11 anos, do 4º Ano do Ensino Fundamental, o desenho retrata a paisagem natural do monumento, localizado próximo à entrada Guarani do Parque das Nações Indígenas com árvores, gramas e nuvens.
O parque está localizado na região urbana do Prosa. A criação ocorreu com a desapropriação feita pelo Governo do Estado de diversas chácaras e terrenos, localizados às margens dos córregos Prosa e Reveilleau, também localizado na avenida Afonso Pena. Segundo o estudante, este ponto turístico é um espaço de lazer e passeio com a família.
Relógio
Outro monumento instalado na avenida Afonso Pena chamou a atenção da estudante Débora Pereira Oliveira, 9 anos, do 4º Ano do Ensino Fundamental que desenhou e pintou o relógio que recentemente voltou para o cruzamento da rua 14 de Julho, no centro da cidade e foi o terceiro colocado no concurso.
O relógio original da Rua 14 de Julho foi instalado em 1933, no cruzamento com a Avenida Afonso Pena, e se transformou em um símbolo do progresso e do processo de urbanização que Campo Grande vivenciava. “O antigo relógio da Calógeras foi considerado um monumento de ponto de referência de encontros políticos, fiéis, cívicos, passeatas e manifestações culturais”, pesquisou a estudante.
Uma das juradas do concurso, a professora Camili Brown julgou dentro dos critérios estabelecidos pela comissão organizadora, a criatividade, originalidade, temática e desempenho. “Foi uma tarefa muito difícil julgar os desenhos enviados pelos estudantes, porque todos atendiam os critérios estabelecidos, tornando uma competição acirrada e que demonstrou o envolvimento da família junto a escola”, afirmou.
Produção autônoma e criativa
O incentivo para que esse evento fosse desenvolvido partiu da Direção da Escola para que os professores sugerissem Projetos que estimulassem os estudantes nesse período de pandemia. “O primeiro concurso de desenho foi primordial para resgatar a história da cidade, incentivar a cultura local, resgatar a importância do patrimônio histórico e artístico da capital e que a criança pudesse sentir que a escola está viva e presente, além de ser uma forma de celebrar os 121 da nossa Cidade Morena”, comemora o resultado do concurso diretor Marcos Vinícius Garcia.
Partindo dessa oportunidade de oferecer propostas para que os estudantes tenham motivação e formas diversificadas de atividades a professora Mariene Ferreira Fernandes sugeriu o Projeto Concurso de Desenho “História de Campo Grande”. Após esse momento foi apresentado aos demais professores do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental I o projeto que passou a ser desenvolvido pelos mesmos, com apoio da Direção Escolar e Coordenação Pedagógica.

Com objetivo de envolvimento e participação da comunidade local, evento alcançou a proposta almejada
“As principais ações foram a preparação do material impresso para o estudante, propagandas por meio de cartazes e divulgação de vídeo pelo Facebook e Instagram da escola”, disse a professora Mariene, uma das responsáveis pelo evento.
A diretora adjunta enfatizou a importância do envolvimento e estreitamento dos laços entre a escola e os estudantes nesse momento atípico propiciado pela pandemia do novo Coronavírus.
“O Projeto Concurso de Desenho História de Campo Grande visou exaltar a grandiosidade da nossa capital que comemora 121 Anos de natividade e esse contexto histórico de extrema importância, motivou o envolvimento dos gestores, docentes e estudantes dos 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental I, a aderir ao projeto e a atrair os olhares da comunidade para a escola, fortalecendo o elo aprendizagem comunidade-escola, abarcando o crescimento cognitivo desses estudantes e fortalecendo a identidade e o sentimento de pertencimento às festividades da nossa cidade”, destacou a adjunta Érica dos Santos Oliveira.
De acordo com a Coordenação Pedagógica da escola, o projeto Concurso de Desenho “História de Campo Grande” superou a expectativa da gestão e docentes envolvidos porque 84% dos estudantes das turmas dos 4º e 5º Anos do Fundamental I participaram, além de atrair os olhares da comunidade local para a instituição escolar.
- 1ª colocada, Maína Ribeiro Baltazar
- 2º colocado, Rafael Villaruel Nogueira
- 3ª colocada, Débora Pereira Oliveira
Com objetivo de envolvimento e participação da comunidade local no evento da Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno, localizada no bairro Coophasul, as professoras Heloísa Cruz e Mariene Fernandes, realizaram as visitas nas quais receberam doações de brinquedos, materiais escolares e doces para montagem dos kits que premiaram os estudantes.
Ressaltando o envolvimento da comunidade local nesse evento, o gerente de um supermercado da região do bairro Coophasul, Wellington Gonçalves de Lima Rocha, evidenciou que as crianças estão desmotivadas e que com a oportunidade de participar deste concurso e ganhar prêmios é uma forma de fazer com que elas pesquisem sobre a História de Campo Grande e “nesse momento em que estão em casa sem poder interagir com os colegas, possam encontrar outras formas de envolvimento”, ressaltou. Maria Antônia Franco também contribuiu para premiar os estudantes e parabenizou o projeto “por envolver o comércio local, além de propor uma nova maneira de ensinar as crianças e valorizar a cidade”, finaliza.