Plano de ação atende alunos no formato à distância, foi criado manual para as aulas remotas, unificando a linguagem e padronizando os trabalhos.
Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Padre João Greiner, localizada no Bairro Estrela do Sul, na região norte de Campo Grande, com advento da pandemia do Covid-19, traçou um plano para as aulas remotas que garantiu um percentual de mais de 95% de participação e devolução das atividades remotas.
“Com as aulas suspensas como medida de combate ao avanço do Coronavírus, foi necessário traçar um plano de ação que ajudasse na manutenção do engajamento dos alunos, dos professores e responsáveis e estes, com uma atenção mais próxima para auxiliar na efetivação das atividades em casa”, salienta diretora Ananda Souza Arruda.
Além disso, foi enfatizado pela diretora que construir um time faz toda a diferença. Quando todos estão imbuídos do mesmo propósito, que é o de acertar, tudo se encaminha para um final feliz. O coordenador pedagógico Ricardo Alexandre de Abreu Nascimento disse que “o contato com os pais tem auxiliado e muito na devolução das Apc’s”.
O manual para aulas remotas
A EE Padre João Greiner, ao pensar num plano de ação que atendesse os alunos no formato à distância, criou um manual para as aulas remotas, unificando a linguagem e padronizando os trabalhos. Na elaboração do plano de aula, os educadores precisam saber o que é necessário para elaborar planos de aulas remotas e como fazer com que essa transição abrupta seja prática e eficiente, evitando o distanciamento entre alunos e professores. Contudo, para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem, de nada adianta as iniciativas se não houver o engajamento dos estudantes.
Dicas para rotina de estudos
Os estudantes tiveram dicas de rotinas de estudo como: crie um passo a passo para os estudos, definir o local da aula, local tranquilo, iluminado, sem interferência de ruídos, se possível utilizar sempre o mesmo local, manter uma rotina programada para os estudos, sempre que houver necessidade, dar um intervalo para a criança, programar os horários em que irão realizar as atividades para casa, ter também tempo para as brincadeiras, deixar que a criança se expresse em relação à nova rotina, adaptando o que for possível.
Se mesmo com os cuidados a criança tiver dificuldade em manter a atenção e o foco na aula, observar os momentos de maior cansaço e deixar que se levante, vá ao banheiro ou beba uma água, para que ao retornar sua atenção esteja novamente focada.
Tempo e rotina da casa
Nas suas residências as orientações são as seguintes: manter a rotina de alimentação, a hora de dormir e levantar deve ser a mesma de antes, tirar sempre o pijama, tentar que seja o mais próximo possível do que era antes da pandemia, conversar com a criança sobre a rotina dos pais, em caso de home office.
Não exigir da criança mais do que ela pode dar naquele momento, tentar compreender que para ela a mudança de rotina também está sendo difícil, fortalecer a interação com os colegas, de forma remota, durante a aula e em outros momentos, entender seus sentimentos e suas dificuldades, falar sobre isso com ela, focar na qualidade do que ela faz, não na produtividade.
Dicas gerais
As dicas gerais para todos discentes são: atividades físicas antes de momentos que requerem atenção ajudam a aumentar o foco, atividades diárias da casa e pequenas responsabilidades podem ajudá-la a sentir-se mais segura e útil, controlar o tempo que fica em jogos eletrônicos, incentivar outros tipos de brincadeiras, manter o ambiente de aula e estudo organizado, não sentir-se culpado por não dar conta de tudo. Fazer o que é possível.
Brincar é natural para a criança, tudo para ela pode virar uma brincadeira, e ela ao mesmo tempo que aprende brincando, brinca aprendendo. Assim, quanto mais lúdicas forem as atividades, maior a diversão e a aprendizagem.
Pular amarelinha, fazer brinquedos com sucata, girar pião, dançar, contar histórias, assistir a um filme juntos e conversarem sobre o filme, jogos de tabuleiro que envolvam a família, etc. Enfim, realizar atividades do cotidiano da casa, de maneira lúdica, são uma maneira de todos se divertirem.
Plano de ação escolar para as aulas remotas
O Plano de Ação Escolar é uma prática essencial para a organização da escola, viabilizando a administração de seus processos de maneira eficiente e direcionando suas atividades para o alcance de metas e objetivos projetados para o ano letivo.
E para enfrentar momentos de crise, iguais a essa provocada pelo Coronavírus, a escola precisa se adaptar a nova realidade e rever os seus planejamentos. Alinhar o plano de ação escolar para esse enfrentamento permite que a escola continue avançando para as suas metas e objetivos projetados anteriormente.
Ação
A comunicação clara e transparente com toda a comunidade escolar é essencial para que se construa e mantenha um bom relacionamento com professores, familiares, responsáveis e alunos. E é chegada a hora de colocar em prática. Implemente as ações.
Com o acompanhamento é possível avaliar e identificar se as atividades pensadas estão alcançando o que foi proposto ou não, guiando tomadas de decisões para melhorá-las de imediato. Com o registro das análises e apontando as conquistas ou fracassos de cada ação, ajudará correções, se for o caso, para que os resultados esperados sejam alcançados.
O que a EE Padre João Greiner fez?
A EE Padre João Greiner implementou um plano de ação, visando a efetividade das Apc’s. Nosso índice de participação é de 95%. Implementamos ações para ampliar o alcance de estudantes para garantir o aprendizado e devolutiva de Apc’s.
Grupos de Whatsapp. Quando a escola foi informada sobre a suspensão das aulas presenciais adotamos rapidamente grupos de whatsapp por turma. Por esses grupos enviamos os recados e fazermos triagens em relação as dúvidas e atendimento. Acompanhamento – Fazemos um acompanhamento mais próximo do aluno e da família. Por exemplo, quando o aluno não tem acesso a internet passamos os avisos e lembretes por telefone, vamos até as residências para levar as atividades ou para oferecer a nossa ajuda. Facebook – Utilizamos para comunicar os avisos e como ferramenta motivacional. Atividades impressas -Todos os alunos da escola recebem atividades impressas, por ela fazemos o controle de entregas e retiradas.
Classroom e Google Meet. Cada turma tem um horário de atendimento com os professores via Google Meet e Classroom onde os alunos tem um espaço para sanar as dúvidas e fazer parte do processo de ensino aprendizagem. STE – A escola mantém uma escala para o uso do laboratório de informática para os alunos que não tem acesso a computadores ou a internet. Seguimos todos os protocolos de segurança (distanciamento, alunos com máscara e álcool em gel). Simulado On-line – É aplicado um simulado com todas as questões a partir do conteúdo trabalhado no bimestre.
A EE Padre João Greiner implementou um plano de ação, visando a efetividade das Apc’s. E para isso conta com um time comprometido, que entendeu que, neste momento atípico, era necessário a união e o esforço de todos para que todos os alunos continuassem a ter os seus estudos ativos e efetivos.
Os professores, imbuídos do mais nobre espírito docente, buscaram se inteirar das ferramentas tecnológicas e redes sociais para levar aos alunos os conteúdos, informações e um atendimento especial para que os mesmo pudessem continuar a sua formação.
Os coordenadores doaram-se para o acompanhamento tanto dos professores quanto dos alunos, registraram as entregas, as devoluções, os acertos, busca ativa e a conversa com os familiares. Os servidores da secretaria no auxílio na impressão de atividades, na entrega, na devolução das mesmas e as ligações para os pais. E desta forma, “conseguimos caminhar para o alcance dos objetivos propostos com ações docentes consolidadas, eficientes e eficazes no processo de ensino”, finaliza diretora.