Escolas da REE celebram Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

  • Publicado em 04 maio 2023 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • A data foi escolhida no ano de 2002, quando foi sancionada a lei que reconhece a Língua de Sinais (LS) brasileira com a nomenclatura de Libras

    As unidades escolares da  REE (Rede estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) realizaram, na semana de 24 de abril à 28 de abril, diversas atividades alusivas ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, comemorado no dia 24 de abril.  Diversas escolas de Campo Grande, da região metropolitana e dos demais municípios de Mato Grosso do Sul participaram da celebração.

    Na Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos, que oferta ensino em tempo integral, através do programa (Escola da Autoria), localizada no Conjunto Parati, em Campo Grande, além da confecção de um mural, toda a sala da estudante surda se envolveu na ação e celebração.    

    Na Escola Estadual Caetano Pinto, localizada na avenida Afonso Pena, no centro de Miranda, reuniram-se em uma só foto: a estudante indígena surda, o diretor, o coordenador, algumas professoras e a professora que atua no Apoio Pedagógico Especializado para a estudante surda. O momento também contou com relatos sobre os 21 anos da Libras e, ao final, foram entregues lembrancinhas para cada estudante.

    Na Escola Estadual Ermírio Leal Garcia, que oferta também ensino em tempo integral, no  Jardim América, em Paranaíba, o mural conteve as fotos de todos os estudantes ouvintes da sala e seus respectivos sinais em Libras, para que assim todos tenham uma identidade, um sinal e possam estreitar ainda mais os laços comunicacionais com a estudante surda.

    Laços comunicacionais com a estudante surda da EE Ermírio Leal Garcia

    O CEEJA/MS (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados), localizado na rua Benjamin Constant, no Jardim América, realizou um momento de interação com professores, estudantes e comunidade escolar alusivo à comemoração da Lei da Libras, sancionada em 24 de abril de 2002.

    CEEJA/M realizou um momento de interação

    Ainda, os profissionais do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez) estiveram no dia 24 de abril na Escola Estadual Marçal de Souza Tupã-y, que oferta a modalidade de ensino cívico militar, na região do Jardim Los Ângeles, em Campo Grande, promovendo o mês da Libras e envolvendo os estudantes de forma a protagonizar a relevância desta data para os estudantes surdos.

    No município de Ponta Porã, a Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, que oferta ensino em tempo integral, no distrito de Sanga Puitã, também se envolveu na celebração com palestra informativa sobre o Dia da Lei da Libras.

    Estudantes da Escola Cívico-militar também participaram da celebração

    No município de Eldorado, a Escola Estadual Eldorado, localizado no rua Iguatemi, no centro do município, também confeccionou um mural com diversos sinais na Libras.

    O evento acontece anualmente nas Escolas da REE/MS favorecendo a informação e divulgação do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, valoriza a comunicação em Libras e o acesso linguístico para o sujeito surdo e promove a conscientização para a sociedade, sobre o direito e a importância da Libras para o sujeito surdo.

    Adersino Junior, SED

    Fotos: Arquivo escolar.

    Categorias :

    Ações Pedagógicas Inclusivas

    Veja Também