MS se destaca no Brasileiro de Xadrez Escolar e termina com 13 atletas entre os melhores

  • Publicado em 18 out 2023 • por Thais Davis Ramos •

  • A capital mineira foi palco de intensa competição entre os dias 13 e 15 de outubro, com o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2023, que atraiu jovens enxadristas de todo o país para uma disputa acirrada e repleta de estratégia. Mato Grosso do Sul participou com êxito da competição em Belo Horizonte (MG), terminando com 13 atletas entre os melhores colocados (um troféu de campeão e 12 medalhas).

    Erik Kazuhiro Shikasho foi o principal destaque da delegação.

    Organizado pela CBXE (Confederação Brasileira de Xadrez Escolar), o evento foi disputado no Colégio Militar de Belo Horizonte no feminino e masculino, com atletas de 13 classes etárias, da sub-5 à sub-18. A equipe sul-mato-grossense foi constituída por 37 enxadristas, dos municípios de Campo Grande, Deodápolis, Jardim, Maracaju e Três Lagoas, e contou com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

    Após seis partidas, o campo-grandense faturou o troféu de ouro na categoria sub-16. Foram quatro vitórias e dois empates. Jamilly Maciel Cortez também se sobressaiu, alcançando o segundo lugar na classe sub-14. Ambos são contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado.

    Para o técnico Matheus Garcett, Mato Grosso do Sul tem despontado no xadrez de base. “O campeonato reuniu atletas de todas as regiões do país e o interessante é que Mato Grosso do Sul tem se tornado um grande polo do xadrez, principalmente na categoria de base. No ano passado, tivemos dois vices e agora voltamos com um título e um vice, uma conquista muito grande”.

    O treinador enfatizou ainda a elevada qualidade técnica da competição. “Nas categorias do Erik e da Jamilly, por exemplo, haviam jogadores mestres e muitos outros renomados, que já participaram de competições fora do Brasil, inclusive pela seleção brasileira. Todas as categorias estavam bem fortes”.

    Grande parte dos enxadristas da delegação sul-mato-grossense integra o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) junto à SED (Secretaria de Estado de Educação), que oferece treinamento esportivo no contraturno das aulas em escolas da Rede Estadual de Ensino. Hoje, o xadrez é ofertado em 72 instituições de ensino, de 26 municípios.

    Ao todo, 26 estudantes-atletas do Prodesc participaram da competição e oito ficaram no top-10.

    “Pela primeira vez na história do Prodesc, conseguimos levar uma delegação com atletas do programa, com cinco municípios representantes. Foi maravilhoso, pois as crianças estavam muito ansiosas com a viagem e a competição, uma vez que foi a primeira vez de muitos. As expectativas eram grandes e voltamos com bastante pódios de uma competição de alto nível”, salienta o professor Marcelo da Silva, coordenador do xadrez no Prodesc e chefe da delegação no campeonato.

    No Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar foram premiados com troféu apenas os primeiros colocados e os demais (top-10) receberam medalhas. Confira todos os atletas de Mato Grosso do Sul que se destacaram:

    Erik Shikasho – campeão (sub-16);

    Jamilly Cortez – vice-campeã (sub-14);

    Mariana Yassuda – 4° lugar (sub-13);

    Anna Clara Cavalcante – 4º lugar (sub-15);

    Arthur Neres de Souza – 5º lugar (sub-14);

    Cristian Ernandes Matos – 6º lugar (sub-16);

    Karinny Shikasho – 7° lugar (sub-13);

    Ana Beatriz Castilho – 7º lugar (sub-12);

    Carlos Eduardo da Silva – 7º lugar (sub-13);

    Arthur Pereira Vale – 8º lugar (sub-12);

    Enzo Mazzochin – 9º lugar (sub-13);

    Mariany Leonardo da Silva – 9º lugar (sub-18);

    João Pedro Uchoas – 10° lugar (sub-8).

    Lucas Castro, Comunicação da Fundesporte

    Fernanda Villela, Programa de Estágio Supervisionado da Fundesporte

    Fotos: Divulgação

    Categorias :

    Competição, Esporte

    Veja Também