Diretores foram orientados quanto à organização da gestão escolar, sendo destacadas as funções dos setores do órgão central
Na terça-feira (16), a SED (Secretaria de Estado de Educação) promoveu, de forma online e síncrona, uma reunião para dar as boas-vindas aos diretores do quadriênio 2024-2027. Além da acolhida aos novos diretores, foi-lhes orientado sobre o trabalho a ser desenvolvido nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) e os superintendentes apresentaram as atribuições dos setores do órgão central.
A recepção aos diretores foi realizada pela secretária de Estado de Educação em exercício, Mary Nilce Peixoto dos Santos, ocasião em que parabenizou os diretores pelo resultado das eleições e falou sobre o compromisso com a função de gestor escolar.

Mary Nilce Peixoto dos Santos, secretária de Estado de Educação em exercício, e Adalberto Nascimento, coordenador de Gestão Escolar, durante a reunião de recepção aos diretores.
“A gestão de uma escola é um desafio cotidiano, um processo de articulação entre a dinâmica do ensino e as práticas que acontecem na unidade escolar. Gestor, sua atuação permeia todo processo pedagógico e você deve conhecê-lo bem, estando a par de todas as tarefas realizadas na escola. Além disso, você deve ser capaz de gerenciar os processos administrativos, de infraestrutura, os processos financeiros, e de interação e ambiente escolar”, destacou a secretária de Educação em exercício, Mary Nilce.
Para Márcio Wagner de Souza, diretor reeleito da Escola Estadual Professora Neyder Suelly Costa Vieira, “essa reunião de acolhimento é importante porque é um momento de aproximação em que os diretores, em especial aqueles que estão assumindo agora essa função, podem conhecer suas demandas, as responsabilidades de cada setor da Secretaria e as pessoas que compõem essas frentes de trabalho, evidenciando que a SED e as escolas trabalham juntas”, disse.
Novo na função de diretor da Escola Estadual Professora Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira, José Nogueira Neto ansiava por essa reunião inicial. “Minha expectativa era buscar informações referentes aos primeiros atos da gestão e compreender as atribuições e setores. Essa reunião contribuiu para um primeiro contato com os responsáveis pelas coordenadorias, pois passei a conhecer e saber quem são as pessoas que podem me ajudar nesses primeiros passos na gestão”, declarou.
“Diretores, vocês terão o nosso apoio para o cumprimento de tarefas do dia a dia, para que juntos possamos construir a escola que almejamos e os nossos estudantes tanto merecem”, disse Mary Nilce Peixoto dos Santos, secretária de Educação em exercício, sobre o suporte prestado pela SED às 349 escolas da REE.
Eleição para diretores
Realizada em 30 de novembro de 2023 em 90% das escolas da REE, servidores da educação, estudantes, pais ou representantes legais participaram da eleição para diretores – processo que fortalece a gestão democrática nas unidades escolares –, votando no(s) candidato(s) de sua preferência. O resultado das eleições para dirigentes escolares foi divulgado pela SED em 4 de dezembro de 2023 e, a partir do dia 2 de janeiro, os diretores e diretores adjuntos deram início ao mandato de 2024-2027.
Thaís Davis, SED
Fotos: Comunicação, SED