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CEEJA realiza projetos de combate ao preconceito e apagamento histórico-social dos povos indígenas

  • 26 abr 2024
  • Categorias:CEEJA
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Os estudantes indígenas tiveram protagonismo, mostrando sua cultura, seus costumes e suas histórias.

O CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados), em parceria com as unidades prisionais PED (Penitenciária Estadual de Dourados) e UNEI (Unidade de Educacional de Internação), realizaram os projetos: “Conhecimento para combater o preconceito- Dia Nacional dos Povos Indígenas”, na PED e “Reflexão sobre o apagamento histórico-social”, na UNEI, no dia 19 de abril.

O evento realizado na PED aconteceu nos períodos matutino e vespertino, e foi uma experiência enriquecedora, a qual foi marcada por reflexões, aprendizados e novas perspectivas, acerca dos temas indígenas. Dia 19 de abril, foi o dia da culminância do projeto, porém, o mesmo será desenvolvido durante todo este mês de abril, no decorrer das aulas, sendo que os 249 estudantes matriculados, estiveram ativamente envolvidos nessa temática.  Os estudantes indígenas tiveram protagonismo, mostrando sua cultura, seus costumes, suas histórias.

Apresentação Cultural dos estudantes na PED

Programação

O evento teve início com as boas vindas da diretora do CEEJA- Dourados, Daniela Meili Staut e do diretor da PED, Rangel Schveiger. Logo após, os estudantes abriram a programação homenageando Mato Grosso do Sul, com a música- Meu Mato Grosso do Sul, de composição de Carlos Fábio/Carlos Marinho. Dando continuidade as apresentações, foi explicado o conceito do artesanato indígena e a funcionalidade dos artefatos produzidos pelas Comunidades Guarani, Kaiowá e Nhandéva. Os estudantes apresentaram uma reza e dança indígenas, explicando minuciosamente o significado dela.

Também foi mencionada a trajetória vencedora do grupo Bro Mc’s, grupo de rap indígena formado por Guaranis e Kaiowás da cidade de Dourados, sendo esse o primeiro grupo de rap indígena do Brasil. Dando prosseguimento as apresentações um estudante declamou uma poesia autoral. Logo após, seu colega de sala da etnia Kaiowá, contou a sua história de vida e da sua família, das tradições de sua aldeia e seus sonhos para o futuro, quando sair da Unidade Prisional. Para finalizar as apresentações, os estudantes dos Módulos Iniciais apresentaram a música: ‘Todo dia era dia de índio’ (Rita Lee). No período matutino, a culminância contou com a presença do professor da COMESP/SED, o qual é indígena e falou da sua trajetória na educação e os desafios para a educação indígena.

Participaram das atividades todos os estudantes dos projetos: Conectando Saberes II e III- EAD, coordenadores pedagógicos, professores das unidades.

Trecho de poema em Guarani de autoria do estudante da UNEI

Povos originários

Na UNEI, extensão do CEEJA – Dourados, a culminância do projeto: “Povos Originários” teve objetivo de fomentar os estudos sobre as diversas etnias, as quais compõem a sociedade brasileira, desenvolvendo a reflexão sobre o “apagamento” histórico-social que os povos indígenas sofreram e ainda sofrem na atualidade, as atividades interdisciplinares ocorreram desde o início do mês de abril.

Ao longo do projeto foram realizadas atividades variadas no intuito de promover a aprendizagem reflexiva e possibilitando que os estudantes participassem ativamente da construção do conhecimento.

Destacam-se: a apresentação de Slides, baseado no livro “Povos Indígenas em Mato Grosso do Sul”, da Professora Doutora Graciela Chamorro e do Documentário sobre a História dos Povos Indígenas no MS, da UFGD (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A partir das reflexões acerca da temática, os estudantes confeccionaram cartazes, realizaram pintura corporal, destacando a arte do Grafismo Indígena, além da produção de poemas. Teve um café da manhã especial, no qual um dos estudantes leu um poema intitulado “A Vida do Indígena”, de sua própria autoria. Houve, também, a exposição de cartazes e atividades produzidas durante o desenvolvimento do Projeto e a realização de pintura corporal.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.



 

 

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