Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Projeto de produção de texto é trabalhado na EE Aral Moreira

  • 21 jun 2024
  • Categorias:Antônio João
  • Compartilhar:

Atividade considerou produção textual como mobilização de um conjunto de conhecimentos do escritor e como uma atividade interativa complexa, a metodologia empregada como base a interação.

Os estudantes do 2º  ano do ensino médio da Escola Estadual Aral Moreira, em Antônio João, participaram da proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo que iniciou com o levantamento e ativação dos conhecimentos prévios para a situação comunicativa, sua estrutura e forma de organização, características do gênero e debate sobre o tema.

De acordo com professora responsável Ilka Flores Rego e Silva, ao considerar a atividade de produção textual como mobilização de um conjunto de conhecimentos do escritor e como uma atividade interativa complexa, a metodologia empregada nesse projeto tem como base a interação.

“Durante a atividade, foram disponibilizados vários textos dissertativos, com a proposta de leitura para ampliar o repertório e se familiarizar com o tipo textual, sua composição. No terceiro passo, os estudantes foram orientados a realizar o planejamento da escrita, com a elaboração dos tópicos frasais, argumentos e proposta. Nesse momento de seleção, organização e desenvolvimentos das ideias ficou evidente o sentimento de segurança para escrever e deram início a produção”, pontua professora Ilka.


Os textos foram devolvidos com as orientações para alterar situações devido as lacunas ou conhecimentos ainda não consolidados. “Foi realizada a reescrita do texto e novamente analisado e apontadas correções para melhorar a produção, as novas observações foram apresentadas individualmente, momento de interação para sanar eventuais dúvidas”, relata diretora adjunta Eliane Mendes Barbosa.

De acordo com o coordenador pedagógico Guilherme Baltar, ainda, considerando a situação comunicativa e os elementos linguísticos, “foi proposto uma ação, em grupo, com os estudantes para analisar os textos produzidos e apresentarem comentários e sugestões”.

Nessa perspectiva, o projeto tem com ideal a produção escrita, com estratégias de interação. “Apresenta um percurso com atividades que envolvem situações interacionais para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes, por meio da verificação do nível de conhecimentos, a fim de contribuir, incentivar e apoiar o aperfeiçoamento das produções, num processo contínuo que fortaleça e estimule os estudantes a escrever, a construir sentidos entre o escritor e o leitor”, finaliza diretora Franciele Guimarães de Souza.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.

Últimas Notícias

  • “Transitividade Verbal” é trabalhada na EE Olinda Conceição Teixeira Bacha
  • Estudante da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira vence concurso do Rotary com redação sobre Poliomielite
  • IV Arraiá do CEEP Arlindo Neckel reúne comunidade escolar em noite de cultura e confraternização
  • Tradição e Educação se Encontram nas Margens do Rio Paraguai em Corumbá
  • Em Dourados, estudantes produzem podcast para discutir desafios atuais do ambiente escolar
  • Recomposição da Aprendizagem em Matemática: EE Presidente Vargas desenvolve RPP com apoio do PIBID
  • Segundo Bimestre foi marcado com diversas ações na EE Vereador Moacir Djalma Barros
  • SED convoca agentes de limpeza e merenda inscritos em 04 municípios
  • Estudantes aprendem sobre sustentabilidade e alimentação saudável em aula prática de pomar doméstico
  • Inclusão em foco: EE Octacílio Faustino aposta em tecnologia e personalização no atendimento educacional especializado
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital