Estudantes da EE Moacir Djalma Barros cultivam conhecimento e alimentação saudável com projeto de horta

  • Publicado em 18 nov 2024 • por Cezar Galhardo •

  • Iniciativa visa conscientizar estudantes sobre meio ambiente, trabalho em equipe e responsabilidade

    Em Dourados, estudantes da EE Vereador Moacir Djalma Barros estão desenvolvendo um projeto inovador de horta, intitulado “O Meio Ambiente e Alimentação Saudável”, que visa proporcionar noções teóricas e práticas sobre o cultivo de hortas simples.

    O projeto, elaborado pelos professores Felipe Varusa e Lucas Ribeiro Jarduli, para as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre:

    – Preservação do meio ambiente

    – Desenvolvimento sustentável

    – Trabalho em equipe

    – Responsabilidade

    – Valorização dos alimentos

    Durante as aulas práticas, os estudantes aprendem sobre o reparo da terra, a importância de repor nutrientes no solo, o aguamento das plantas e a coleta e higienização das verduras.

    Além disso o projeto também aborda conteúdos teóricos, como:

    – Tipos de solo

    – Rochas

    – Soluções heterogêneas e homogêneas

    – Organizações de sistema

    O desempenho dos estudantes é ativo e prazeroso, com alguns relatando desejar aplicar a prática em suas casas com os pais.

    O projeto foi premiado com o 3º lugar na categoria Ensino Fundamental – Área Ciências Biológicas e da Saúde na Fecigran (Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados) do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

    “O projeto Horta é uma excelente oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades práticas e teóricas, além de conscientizarem-se sobre a importância do meio ambiente e da alimentação saudável”, afirma o professor Felipe Varusa.

    Essa iniciativa é um exemplo de como a educação pode ser inovadora e eficaz na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

    Texto: Jackeline Oliveira, SED

    Fotos: Arquivo escolar

    Categorias :

    Dourados

    Veja Também