Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Formação Continuada fortalece inclusão de estudantes com autismo em MS

  • 01 abr 2025
  • Categorias:CEAME/TEA, Coesp, destaque
  • Compartilhar:

Encontros promovidos pela SED/MS capacitam professores para aprimorar práticas pedagógicas inclusivas na REE

Com o objetivo de aprimorar a inclusão de estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na REE (Rede Estadual de Ensino), a SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) realiza uma série de encontros formativos voltados para professores de apoio especializado e das Salas de Recursos Multifuncionais. A iniciativa é coordenada pelo Ceam/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com TEA) e pela Coesp (Coordenadoria de Educação Especial), visando capacitar os profissionais na adoção de estratégias pedagógicas mais inclusivas.

Os encontros, que tiveram início no dia 1º de abril e seguem nos dias 10 e 15 de abril, além de 15 de maio de 2025, estão sendo realizados presencialmente no Centro de Pesquisa e Formação Prof.ª Dr.ª Mariluce Bittar, em Campo Grande/MS. Com o tema “Adequando os objetos de conhecimento para acesso ao currículo”, o objetivo é capacitar os profissionais no desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais inclusivas, garantindo uma abordagem eficaz no ensino-aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino comum.

Desde sua criação em 2016, o CEAME/TEA tem se consolidado como referência na inclusão de estudantes com TEA. Atualmente, conta com uma equipe de 18 especialistas e atende 1.936 estudantes matriculados na rede estadual, reforçando o compromisso do estado em proporcionar educação de qualidade para todos.

Para atender às necessidades desses estudantes, a rede conta com 930 professores especialistas em educação especial, capacitados para oferecer um suporte pedagógico adequado e inclusivo. Esse atendimento personalizado é realizado por meio de atividades adaptadas e avaliações ajustadas ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, levando em consideração as especificidades apontadas no Plano Educacional Individualizado (PEI).

A gerente pedagógica do CEAME/TEA, professora Maria José dos Santos, destacou a importância da formação contínua. “Esses encontros são oportunidades valiosas para fortalecer a atuação dos professores, possibilitando a troca de experiências e o aprimoramento de práticas que façam a diferença na vida dos estudantes com TEA”, ressaltou. Segundo ela, o foco do CEAME/TEA é o acompanhamento personalizado, proporcionando alternativas que atendam às especificidades de cada aluno.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo Coesp


Últimas Notícias

  • Educação ambiental em destaque: II Feira de Ciências mobiliza comunidade escolar em Guia Lopes da Laguna
  • Sistema de produção agroindustrial e tecnologias digitais foram trabalhados na EE Doutor Fernando Corrêa da Costa  
  • Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia
  • Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles encerram dia 20
  • SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA
  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
  • Família e escola unidas pelo sucesso: E.E. “Semíramis Carlota Benevides da Rocha” promove 2º Encontro de Integração
  • Ariadne Cantú e Miguel de Cervantes inspiram “Maio Amarelo” na EE Professor José Pereira Lins
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital