Estudantes demonstraram criatividade e responsabilidade ao propor soluções conscientes no projeto “Gerenciamento de resíduos orgânicos e compostagem”.
As estudantes Ingrid, Kemily, Marianna e Micaela, do 9º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, na disciplina de Ciências Naturais na Contemporaneidade, desenvolveram um projeto voltado ao tema de cidadania ambiental intitulado “Gerenciamento de resíduos orgânicos e compostagem”.
O trabalho foi orientado pelo professor Sérgio Paulo Lima dos Santos — biólogo, professor de Ciências e mestre em Educação e Territorialidade —, as estudantes demonstraram criatividade e responsabilidade ao propor soluções conscientes para um dos grandes desafios ambientais enfrentados atualmente: o destino adequado dos resíduos orgânicos produzidos em nossas casas e comunidades.
Com uma abordagem prática e engajada, o grupo destacou a importância da compostagem como alternativa sustentável para a redução do lixo, contribuindo não só para a diminuição do impacto ambiental, mas também para a fertilização do solo de forma natural e ecológica.
“O projeto reforça a importância de uma educação voltada para a ação e para o cuidado com o meio ambiente. Iniciativas como essa mostram que, quando educação e ação caminham juntas, a transformação acontece — e começa dentro da escola, com protagonismo juvenil e compromisso social”, finaliza diretora Aline Midori Takahara.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.