Turma do 9º ano alia escrita, consciência ambiental e ferramentas digitais em projeto interdisciplinar
A Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, em Corumbá, tem apostado em metodologias pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Um exemplo dessa iniciativa inovadora aconteceu com a turma do 9º ano B do Ensino Fundamental, que participou de um projeto interdisciplinar envolvendo Língua Portuguesa, tecnologia e educação ambiental.
A proposta utilizou metodologias ativas em um ambiente digital, estimulando os estudantes a desenvolverem suas competências de leitura, escrita e uso de ferramentas tecnológicas. Durante a atividade, os alunos exploraram os programas Word e PowerPoint para criar textos autorais sobre o meio ambiente, exercitando habilidades como digitação, organização de ideias e formatação digital.
Depois da produção textual, os conteúdos foram transformados em cartazes educativos digitais, com foco na conscientização ecológica. A iniciativa também incentivou o trabalho em grupo, promovendo um ambiente colaborativo e reforçando a importância do protagonismo juvenil na construção do conhecimento.
Mais do que aprender sobre gramática ou informática, os alunos vivenciaram uma experiência significativa, que os conecta aos desafios de uma sociedade cada vez mais digital e comprometida com a sustentabilidade.
Misturas homogêneas e heterogêneas: ciência em ação na sala de aula
Os estudantes também participaram de uma aula prática sobre misturas homogêneas e heterogêneas, dentro do componente curricular de Ciências. A atividade teve como objetivo proporcionar uma vivência dinâmica e enriquecedora, permitindo que os estudantes compreendessem, na prática, como se classificam e se manifestam essas misturas em situações do cotidiano.
Com uma abordagem investigativa e sensorial, os alunos manipularam diferentes materiais, observando suas características e interações, e aplicando conceitos científicos de forma concreta. A experiência despertou a curiosidade e favoreceu o aprendizado ativo, aproximando os conteúdos da realidade dos estudantes.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar