Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA

  • 16 jun 2025
  • Categorias:destaque
  • Compartilhar:

Iniciativa fortaleceu a prática pedagógica dos professores de apoio especializado, com foco na inclusão e no acesso ao currículo por alunos com Transtorno do Espectro Autista na REE

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio do Ceame/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista), finalizou uma série de seis encontros formativos destinados a professores de apoio especializado que acompanham estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas Salas de Recursos Multifuncionais da Rede Estadual de Ensino.

Os encontros ocorreram presencialmente nos dias 1º, 10 e 15 de abril, 15 e 22 de maio e 5 de junho, no Centro de Pesquisa e Formação Prof.ª Dr.ª Mariluce Bittar, em Campo Grande/MS. Com o tema “Adequando os objetos de conhecimento para acesso ao currículo”, a formação teve como principal objetivo qualificar ainda mais a atuação dos PAE (Professores de Apoio Especializado), promovendo práticas pedagógicas acessíveis, efetivas e centradas na inclusão.

Durante os encontros, os participantes aprofundaram estratégias voltadas ao desenvolvimento das habilidades de oralidade, escrita e matemática dos estudantes com TEA. A proposta foi discutir formas de adaptação curricular que respeitem as especificidades dos alunos e favoreçam sua aprendizagem e participação no ambiente escolar regular.

De acordo com a gerente pedagógica do Ceame/TEA, Maria José dos Santos, a formação foi fundamental para potencializar a prática dos docentes que atuam diretamente com os estudantes público-alvo da educação especial.

“Os encontros são essenciais para garantir uma atuação qualificada dos professores de apoio especializado. Além disso, possibilitaram reflexões e estratégias concretas que impactam diretamente na prática pedagógica, promovendo um atendimento mais individualizado e eficaz para os estudantes com TEA”, destacou.

A iniciativa reafirma o compromisso da SED/MS com uma educação inclusiva de qualidade, investindo no suporte técnico e pedagógico aos profissionais da Rede Estadual de Ensino que lidam diariamente com os desafios e potencialidades da diversidade no processo educativo. Com ações como essa, o Estado busca garantir o pleno acesso, permanência e desenvolvimento dos estudantes com deficiência no ambiente escolar, promovendo uma escola mais equitativa e humana.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo Copesp



Últimas Notícias

  • Estudantes da Escola Fernando Corrêa se destacam na Feira Científica do IFMS em Três Lagoas
  • Talentos de MS brilham nas Olimpíadas de Robótica e Informática de 2025
  • Servidores da SED/MS vestem-se de rosa em apoio ao Outubro Rosa
  • Diversidade em foco: EE Marechal Rondon celebra culturas e identidades no encerramento do Projeto “Raças e Etnias”
  • Primavera chega ao CEI ZEDU com arte, cores e muita alegria
  • Estudantes da Escola Ada Teixeira transformam combate à dengue em aprendizado científico e criativo
  • Educação do campo ganha destaque na FECINAVI com projetos premiados da Escola Tertulina Martins de Oliveira
  • Servidores da Educação Básica compartilham experiências em seminário de integração
  • Cadastro profissional abre portas para alunas do Programa Mulheres Mil em Dourados
  • Modelos Moleculares transformam aula de Química em experiência interativa e significativa em Dourados
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital