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Estudantes de Cassilândia criam jogo de cartas para ensinar história e valorizar diversidade cultural

  • 13 ago 2025
  • Categorias:Cassilândia, destaque
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Projeto “Raízes do Brasil – Cartas da Resistência” integra pesquisa, tecnologia e ludicidade no 6º ano da Escola Estadual Rui Barbosa

Em Cassilândia, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Rui Barbosa, orientados pelo professor Paulo Rosa, desenvolveram um projeto interdisciplinar que transformou história e geografia em experiência lúdica e estratégica. O resultado foi a criação do Raízes do Brasil – Cartas da Resistência, um jogo educativo que promove o conhecimento e a valorização da diversidade étnico-cultural brasileira por meio de pesquisas, criatividade e uso de tecnologia.

O trabalho teve como objetivo principal destacar a contribuição de povos indígenas, africanos e afrodescendentes na formação do país. Para isso, os estudantes participaram de aulas expositivas, rodas de conversa e pesquisas orientadas por inteligência artificial (IA), explorando temas como religiosidade, línguas, saberes ancestrais e formas de resistência ao longo da história.

As investigações também abordaram personalidades históricas e contemporâneas que simbolizam resistência e expressão cultural, entre artistas, escritores, ativistas, músicos, líderes comunitários e políticos, com representatividade tanto nacional quanto estadual. Entre os destaques sul-mato-grossenses, estão o líder indígena Eliseu Lopes, da etnia Guarani Kaiowá; o grupo de rap Brô MC’s, formado por jovens da etnia Terena; e os Cavaleiros Guaicuru, reconhecidos historicamente pela resistência no Pantanal.

Com base nessas pesquisas, os estudantes criaram o jogo Raízes do Brasil – Cartas da Resistência, no qual dois jogadores disputam partidas em 10 rodadas, cada um iniciando com 10 cartas de personagens, 5 cartas de combinação de poderes especiais e 9.000 pontos de resistência cultural. A dinâmica envolve alternar ataque e defesa, utilizando atributos históricos e culturais para vencer confrontos. O jogo permite exercitar o raciocínio lógico-matemático e, ao mesmo tempo, aprofundar conhecimentos histórico-geográficos.

Para o professor Paulo Rosa, licenciado em Geografia, o projeto é mais do que uma atividade escolar:

“Ao criar, jogar e refletir, nossos estudantes ressignificam suas raízes, fortalecem sua consciência cidadã e se tornam multiplicadores de respeito à diversidade e à história brasileira”.

O jogo está disponível gratuitamente para download, com manual, cartas para impressão, marcador de pontos e guia pedagógico, podendo ser utilizado por professores, estudantes e coletivos culturais como ferramenta para trabalhar história, geografia, diversidade cultural e educação antirracista de forma lúdica.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar






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