A iniciativa conta com a construção coletiva e apoio de vários sujeitos e parceiros na unidade, a exemplo da proposta conjunta “Caminhos para a escola”.
Na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, em Dourados, é realizado o projeto “Diálogos e leituras para a inclusão: Livros, artes, patrimônios, mobilidades?”, desenvolvido e custeado com bolsa pelo edital da Chamada FUNDECT n.14/2024 – PICTEC MS – edição 4.
“Em outras palavras, esta atividade é uma iniciativa nossa, porém, conta com a construção coletiva e apoio de vários sujeitos e parceiros na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, a exemplo da proposta conjunta ‘Caminhos para a escola’”, salienta diretora Julio Cezar dos Santos.
A iniciativa da atividade, realizada no dia 7 de agosto, surgiu do projeto intitulado “O patrimônio cultural em Dourados, através de um website 3: cidade, cultura e história” e já se encontra na sua terceira edição.
É uma atividade que busca ir além dos muros da escola e que visa dentre outros aspectos valorizar a leitura e reabrir a biblioteca pública da Praça do Cinquentenário, a Chester Soares Bonfim, sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura e que, não pode continuar fechada.
Caminhos para a escola
Neste momento, a construção do livro da coleção “Caminhos…” inspirada nos alunos e, em especial, no trajeto destes entre suas residências até a EE Floriano Viegas Machado, foi dirigida ao personagem João. As ilustrações são realizadas por alunos do projeto de Arte e o texto por professores da referida escola, Lidiane (Geografia) Márcia (História) e Sabrina (Arte).
Sobre o trajeto, ou melhor, o “caminho”, realizado pelo João, engloba sua passagem pela Praça do Cinquentenário e pela Biblioteca pública municipal. João é cadeirante, observador, conservador, resistente, não deixa que ninguém o menospreze. João enfrenta um percurso com pouca ou nenhuma acessibilidade e mobilidade. Atravessa a Avenida Joaquim Teixeira Alves, cruza a Praça do Cinquentenário.
Suas expressões variam entre indignação ao subir cada meio fio sem rampa ou desviar de buracos e risos ao ver a paisagem da praça do Cinquentenário (atravessa ela para chegar na Avenida Marcelino Pires), observa um rapaz andando de skate no palco da praça, as árvores e flores. Observa a biblioteca pública municipal fechada e segue indignado, mas pensa sobre o que ele poderia fazer para poder mudar essa situação, não apenas como aluno, mas como cidadão.
No trajeto, a Praça do Cinquentenário é um espaço de lazer e cultura, um patrimônio de Dourados! Deveria ser mais cuidada, tanto pelas pessoas como pelo poder público. Guarda memórias, histórias, marca o avanço da cidade, faz parte da estrutura urbana.
Esta é, portanto, uma atividade que busca ir além dos muros da escola e que visa dentre outros aspectos provocar a discussão sobre acessibilidade e mobilidade incluindo o debate na Semana Nacional de Valorização da Pessoa com Deficiência Múltipla, problematizar as representações de patrimônio em Dourados em consonância com a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul – 2025, valorizar a leitura e reabrir a biblioteca pública da Praça do Cinquentenário, a Chester Soares Bonfim.
Biblioteca
Sobre a referida biblioteca, é sabido que a Secretaria Municipal de Cultura solicitou limpeza e abertura da biblioteca, porém, falta acervo e programas públicos municipais específicos para o Livro, leitura e literatura, para a promoção e ampliação de bibliotecas públicas e/ou de base comunitária.
Não esquecendo que, atividades como esta, são fomentadas pela sociedade civil, através do Fórum Permanente de Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural e pela possibilidade de diálogo e construção coletiva junto a Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores de Dourados em meio as discussões sobre a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Dourados. Marca também o diálogo e a colaboração com a Secretara Municipal de Cultura.
Programação da atividade no dia 7 de agosto
7h30 – 8h – Saída da Escola junto da AGETRAN
8h20 – Concentração em frente a Biblioteca Municipal Chester Soares Bonfim (Praça do Cinquentenário)
- A proposta da atividade: Diálogos e leituras para a inclusão: “livros, artes, patrimônios, mobilidades?” – Profe. Dra. Márcia Bortoli Uliana
- Constituição da Praça do Cinquentenário e sua inserção, como instrumento de lazer e cultura na cidade de Dourados. – Profe. Dra. Maria de Souza Santos.
8h50 – Concentração na Concha Acústica.
- Literatura de Cordel – Aurineide Alencar (poetisa e cordelista).
- Sobre os desafios na inclusão, acessibilidade e mobilidade no cotidiano e diante da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla – Danino M. Rosset (Professor de Artes Cênicas, Educador Social e Facilitar em projetos da APAE de Itaporã – MS).
- Apresentação de teatro inspirado no livro “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus. Participação PICTEC/FUNDECT – EE Floriano Viegas Machado – Projeto “Negritudes entre os muros da escola”.
- Experiência e desafios “Do analógico ao digital: hip hop em Dourados” – Danilo Capilé.
10h30 – Retorno a EE Floriano Viegas Machado.
Enfim, os parceiros diretos foram o PIBID – subprojeto interdisciplinar História e Psicologia e PET-História Conexão Saberes, ambos da UFGD, a Escola Municipal Rosa Câmara, a APAE de Itaporã (diretora Mileni Ramires de Oliveira), Aurineide Alencar e Danilo Capilé. Contou também com os alunos bolsistas do PICTEC/FUNDECT “Negritudes entre os muros da escola”, os alunos dos 3 anos do Ensino Médio para o teatro, os que compõe o grêmio, além dos alunos do 9º ano do Ensino Findamental e e do 1º ano do Ensino Médio.
Nosso convite também foi realizado a: ADL, ALB, Arandu, a todos os vereadores entre outros parlamentares, ao Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), ao Fórum Permanente de Cultura (FPCD), a Secretaria Municipal de Cultura, ao Sucata Cultural, entre outros grupos que fomentam, promovem e valorizam o livro, a leitura e a literatura e a cultura em geral no município de Dourados e no Estado de Mato Grosso do Sul. Por fim, contamos com o apoio ainda, do Corpo de Bombeiros e da AGETRAN”, finaliza diretor.
Sobre o projeto, pode-se observar algumas de suas atividades no perfil oficial na rede social Instagram < https://www.instagram.com/patri_culturall/> e no website < https://douradosempatrimonio.com.br/ >.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar