A escola atende majoritariamente estudantes da zona rural — cerca de 75% do corpo discente — vindos de fazendas, assentamentos e pequenas propriedades
Hoje (22 de agosto) a Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja, localizada no Distrito de Itahum, a 70 km do município de Dourados, comemora 47 anos, fruto de uma importante conquista política e comunitária que visava atender à necessidade de uma unidade escolar para a região.
De acordo com a diretora Maria José Lins, a missão da unidade é oferecer educação de qualidade, unindo teoria e prática para o desenvolvimento integral dos estudantes, formando cidadãos conscientes, críticos e preparados para a vida profissional e social. Atualmente, oferece Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, em modalidades previstas pela Resolução/SED nº 3.981/2022 e Resolução/SED nº 3.719/2020. Sua proposta pedagógica é construída de forma participativa, respeitando a cultura local e valorizando o protagonismo estudantil.
A escola atende majoritariamente estudantes da zona rural — cerca de 75% do corpo discente — vindos de fazendas, assentamentos e pequenas propriedades. Está integrada ao contexto produtivo da região, marcado pela agricultura, pecuária, avicultura, suinocultura, piscicultura e agricultura familiar.
“O funcionamento é marcado pela atuação de excelência da direção, coordenação, professores e equipe administrativa, que trabalham em conjunto para garantir um ensino de qualidade, com acompanhamento próximo e ações inovadoras que aproximam a escola da comunidade e ampliam as oportunidades dos estudantes”, enfatiza Maria José.
Histórico
Foi criada pelo Decreto nº 1.500, de 22 de agosto de 1978, com a denominação de Escola Estadual de 1º e 2º Graus Antonio Vicente Azambuja, passando a adotar sua atual nomenclatura em 22 de junho de 2001, por meio da Deliberação/CEE/MS nº 6238.
A instituição homenageia Antonio Vicente Azambuja, fundador do Distrito de Itahum, colono e líder comunitário que se destacou na história local. A Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja mantém até hoje a sua vocação para a Educação Básica do Campo, associada à formação técnica em Agropecuária, capacitando jovens para o mercado de trabalho rural e incentivando o empreendedorismo. Ao longo dos anos, consolidou-se como referência educacional no distrito e no município, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade.
Projetos
Entre seus principais projetos da Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja, destacam-se:
- Projeto Dengue – ações de combate ao mosquito Aedes aegypti com mutirões e campanhas educativas;
- Projeto Horta – cultivo de hortaliças e plantas medicinais, promovendo sustentabilidade e alimentação saudável;
- Arraiá dos Sonhos – tradicional festa junina que valoriza a cultura local;
- Jogos Interclasse (JIDI) – incentivo ao esporte, disciplina e integração;
- Busca Ativa Escolar – estratégia para garantir acesso, permanência e sucesso escolar.
Nos últimos anos, a escola também recebeu um Laboratório Maker, em parceria com a UFGD, e conquistou medalhas na Primeira Mostra Científica de Dourados, confirmando a competência de seus estudantes e professores.
Mais do que um espaço de ensino, a Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja é um centro de oportunidades, saberes e vivências, que alia tradição e inovação. Com quase cinco décadas de história, segue como um pilar de desenvolvimento humano e social no Distrito de Itahum, formando jovens preparados para o mundo do trabalho e para o exercício pleno da cidadania.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar