Educação para a diversidade: EE João Carlos Flores promove ações que fortalecem práticas antirracistas e revisitam narrativas históricas

cartaz escrito projeto nossa cor e todas as cores.
  • Publicado em 24 nov 2025 • por Jackeline Ferreira De Oliveira Vieira •

  • Com apoio do Referencial Curricular de MS e de legislações nacionais, escola desenvolve atividades que estimulam reflexão sobre identidade, patrimônio cultural e igualdade racial, envolvendo alunos, professores e colaboradores

    Ensinar que todos somos frutos de elementos étnico-culturais que moldaram a sociedade brasileira sempre foi um desafio nas escolas. Na Escola Estadual João Carlos Flores, esse compromisso ganhou força com ações que orientam o trabalho docente e ressignificam conceitos, práticas e narrativas históricas. A iniciativa acompanha o avanço da historiografia, que nas últimas décadas renovou a compreensão sobre a escravidão, o protagonismo dos povos africanos e indígenas e a formação cultural do país.

    O ensino que apresenta a escravidão apenas como violência física, sem reconhecer a resistência e a agência dos sujeitos escravizados, já não condiz com as abordagens recomendadas. Como o conhecimento histórico é dinâmico, a escola tem buscado adotar práticas críticas que dialogam com as vivências dos estudantes e contribuem para uma compreensão mais ampla e verdadeira da história do Brasil.

    Diante da diversidade presente no cotidiano escolar, a EE João Carlos Flores reforça a necessidade de promover debates e reflexões permanentes sobre diversidade étnico-cultural. O objetivo é que os estudantes desenvolvam consciência crítica, repudiem práticas discriminatórias e compreendam a importância da convivência respeitosa entre diferentes culturas. As atividades são propostas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, fortalecendo a formação cidadã.

    O projeto busca levar os estudantes a refletirem sobre diversidade étnico-cultural, reconhecerem suas próprias raízes e valorizarem as diferentes identidades que compõem o Brasil. A avaliação ocorre ao longo de todo o processo, envolvendo diferentes componentes curriculares.

    A programação incluiu ainda a palestra do Prof. Dr. Maurício Macedo Vieira, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, realizada em 3 de julho, com o tema “Educar é Incluir: Cotas e Ações Afirmativas no Estado de Mato Grosso do Sul”, ampliando o debate sobre equidade, inclusão e políticas públicas.

    Encerrando o projeto, o diretor Claudecy José da Cruz destacou a importância do trabalho desenvolvido na escola e o compromisso da equipe com a formação cidadã dos estudantes. “A diversidade faz parte da nossa história e do nosso cotidiano. Aqui na João Carlos Flores, trabalhamos para que cada estudante reconheça suas origens, valorize as diferenças e se posicione contra qualquer forma de discriminação. Educar para a equidade é um compromisso diário e necessário para construirmos uma sociedade mais justa”, afirmou.

    Texto: Jackeline Oliveira, SED

    Fotos: Ricardo Agra, SED

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