Publicado em 24 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Sétimo ano aprende sobre o tema com apoio de professores e monitores do Ensino Médio
Um projeto interdisciplinar de robótica está em pleno desenvolvimento de competências inovadoras com turmas do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Celso Müller do Amaral, em Dourados.
A robótica é um método pedagógico que usa montagem e programação digitais capazes desenvolver habilidades como criatividade e raciocínio lógico.
Nas aulas de Cidadania e Tecnologia Digital, os estudantes aprendem montagem, programação e criação de protótipos, articulando conteúdos já estudados, como o uso responsável de internet e Inteligência Artificial (IA).



Conduzidas pela professora doutora Ana Paula Moreira de Sousa, as atividades contam também com apoio da professora de matemática Regiane Bussolo, do professor de física, Cleiton e de monitores do Ensino Médio.
“Ter a chance de criar desafios, resolver problemas e transformar ideias em algo real desperta confiança nos alunos” destaca a professora Ana Paula.
No final do bimestre, a turma apresentará suas criações, efetivando o nível de conhecimento e aprendizado conquistados.
O projeto ainda fortalece competências como comunicação e trabalho em equipe.
“Ver nossos estudantes explorando tecnologias mostra que, quando oferecemos oportunidades, abrimos portas para o futuro”, ressalta o diretor da escola, Wagner José de Souza.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar