Publicado em 05 jan 2026 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Educação Profissional muda trajetórias quando encontra pessoas dispostas a recomeçar
A qualificação representa mais do que aprendizado técnico. É uma chance concreta de conquistar autonomia e confiança para novos projetos de vida.
Com esse propósito, o Programa Mulheres Mil celebra a formatura de estudantes do Curso de Qualificação Profissional de Vendedor, no IDEPS (Instituto de Desenvolvimento Pró Social), em Campo Grande.
Formação conectada com a vida real
Com duração de três meses, o curso tem foco na ampliação das oportunidades de inserção e permanência no mundo do trabalho.
Além dos conteúdos técnicos da área de vendas, a matriz curricular do Programa Mulheres Mil contempla temas fundamentais, como direitos e deveres trabalhistas e saúde da mulher.
Oratória e inclusão digital também foram incorporadas ao programa de formação integral conectado às demandas do cotidiano.



Celebração de conquistas e trajetórias
A solenidade reuniu pessoal do IDEPS (Instituto de Desenvolvimento Pró-Social), docentes, equipe multidisciplinar e gestão escolar em um momento marcado pelo reconhecimento das trajetórias das formandas.
Na cerimônia, palavras de superação e conquista, destacando a gratidão pelo apoio recebido ao longo do curso e a importância do espaço formativo como incentivo para novas turmas.

Educação que transforma
Ao investir na formação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, o Mulheres Mil reafirma uma política pública que promove inclusão, dignidade e novas perspectivas de futuro.
E consolida seu compromisso com uma educação que vai além da qualificação profissional, fortalecendo autoestima e autonomia no exercício pleno da cidadania.
“Essa formatura simboliza um recomeço para essas mulheres corajosas que buscam ampliar seus horizontes e viver uma transformação social de verdade”, resume a equipe do Pronatec.
A ação é resultado da parceria entre o IDEPS e a SED/MS, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), da COEP (Coordenadoria de Educação Profissional) e da SUPRE (Superintendência de Modalidades e Programas Educacionais).
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar