Na primeira quinzena de setembro, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Viriato Bandeira, localizada em Coxim, realizaram pesquisas para perceber a proximidade cultural de Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia, bem como quais elementos estão presentes no nosso cotidiano.
Realizado na Unidade Curricular de Língua Espanhola, sob orientação da professora Alcione Nunes Meneses, inicialmente foi proposto aos estudantes a realização de pesquisas científicas para que eles conhecessem e analisassem as influências paraguaias e bolivianas na nossa cultura sul-mato-grossense.
De acordo com a docente, “foi notado que a culinária é um fator de sociabilidade entre nosso Estado e os países fronteiriços. Da Bolívia, mais especificadamente Corumbá e Porto Quijarro, comidas como o arroz boliviano e a saltenha tornaram-se pratos típicos de MS. Além disso, do Paraguai temos como herança o consumo do tereré”, explicou Alcione Nunes sobre a análise feita pelos alunos.
A culminância da ação se deu com uma gincana baseada em fatos e curiosidades dos países vizinhos, ocasião em que eles também ouviram a canção ‘Sonhos Guaranis’, interpretada pelo Almir Sater. Aos estudantes também foi ofertado um lanche composto por chipas e sopa paraguaia, momento que foi acompanhado por polca paraguaia, música popular do Paraguai.
“Nossa cultura é bela e rica de elementos, devemos ter orgulho e não esquecermos de nossas raízes, valorizá-la e contarmos para aqueles que não tiveram a mesma oportunidade de acesso a esses conhecimentos e descobertas, não esquecendo do respeito e empatia aos nossos hermanos”, finalizou Alcione Nunes Meneses, professora de Língua Espanhola.
Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo da EE Viriato Bandeira