Gerente de Relações Públicas do Instituto Sonho Grande, Mariana Polidorio, foi a convidada da semana.
Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (13.07), a nona Live, através do canal da rede social do Governo de MS (Facebook), a transmissão tem como objetivo atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também, sanar dúvidas da comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino (REE).

Coordenador de Informações Gerenciais (COINGE) da SED, Alciley Lopes da Silva, participou da nona Live.
Responsável pela abertura das transmissões, a secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, mencionou que abordagem da semana foi quanto à evasão escolar, durante e após a pandemia, com a participação da gerente de Relações Públicas do Instituto Sonho Grande, Mariana Polidorio, como convidada da semana.
A transmissão desta segunda-feira contou com a participação do coordenador de Informações Gerenciais (COINGE) Alciley Lopes da Silva, que sanou dúvidas de âmbito gerencial na questão de logística, da comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino.
Sonho Grande
A convidada da Live desta segunda-feira, Mariana Polidorio, é advogada e socióloga e trabalha com formulação de políticas públicas em diversas áreas temáticas no nível federal há mais de 15 anos.
Já passou por cargos no Poder Executivo Federal e no Senado Federal, bem como em empresas e entidades do setor privado. Recentemente, juntou-se ao time do Instituto Sonho Grande para aplicar sua experiência em prol da Educação Pública no Brasil, com dedicação especial à interlocução com a política e formadores de opinião para elevar o programa de ensino médio em tempo integral.
Hoje, ela é gerente de Relações Públicas do Instituto Sonho Grande e responsável por liderar as áreas de relações governamentais e comunicação do Instituto.
Mariana lembrou que a SED é parceria do instituto há alguns anos e o foco é nas escolas de ensino médio em tempo integral, intitulada em MS como “Escolas da Autoria”, “quando falamos em escolas em tempo integral não é apenas dobrar tempo e contraturno dobrando conteúdo, é um projeto muito mais amplo, de formação dos estudantes”
A gerente de Relações Públicas menciona que os estudantes da Escola da Autoria são auxiliados com base nos pilares que transformam suas vidas “são matérias eletivas selecionadas pelos alunos, fora do conteúdo tradicional, de interesse que desenvolvem conhecimentos em outras áreas; Práticas experimentais relacionadas ao dia a dia, laboratórios; estudo orientado onde o aluno tem uma gestão dos estudos adequados, organizados e individualizados; Protagonismo juvenil com desenvolvimento de liderança, autonomia; projeto de vida, onde nos três anos de ensino médio desenvolve seu projeto de vida, com norte, esperança e estímulo para futuro profissional; Tutoria, com apoio dos docentes para estudantes com dificuldades Acolhimento dos alunos e familiares”.
Abandono e Evasão
Com relação ao abandono e evasão escolar, Mariana mencionou que a preocupação é em todo país e no restante do mundo, “ com o cenário de pandemia e suspensão de aulas presenciais, potencializou a preocupação com evasão, com cenários de incertezas, de não saber quando retornam as aulas de forma definitiva ao não, instituto realizou um estudo de casos históricos mundiais de questões similares e como ficaram os números de abandono e evasão em desastres naturais, como na Mongólia em tempos de choques climáticos probabilidade de 22 pontos menor de conclusão dos estudos, em Madagascar devido ciclone de 15 pontos menos de conclusão, Costa do Marfim em choques climáticos 20% das matrículas de um ano para outro, no Brasil com relação a seca aumento de 5% de abandono.
Já com relação as pandemias anteriores, Polidorio falou sobre a Gripe Espanhola de 1918, o país mais atingido na época foi E.U.A, Já a Influenza H1N1 (2009) teve aumento significativo das faltas e fechamento das unidades, outro exemplo fina Guiné, com Ebola, que durou três anos, com queda de 15% da frequência escola”, enfatiza.
Educação a Distância
Com relação a educação a distância Mariana mencionou que existem várias peculiaridades nos estados da federação, porém há um esforço em conjunto das secretarias estaduais e municipais, de tentar manter, dentro das suas realidades, o estudante conectado para realizar as atividades, mantê-los motivados, incentivos para os pais.
“O estado de MS é referência para outros estados da federação, tem levado, de forma diferente e inteligente, a informação para os estudantes e toda comunidade escolar, com utilização de diversas parcerias, ferramentas, e tecnologias, para que, mesmo no cenário de incertezas, o estudante, docentes e toda comunidade escolar, tenham todo respaldo para, quando retornar, com cuidados de higiene, segurança, bem como, com aspectos interpessoais, com devido cuidado com a saúde mental, no aspecto socioemocional“.
Ao final da Live a convidada deixou um Manual de Boas Práticas para professores da Rede Estadual de Ensino.