Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Acessibilidade e Inclusão são enfocadas em aula de Matemática na EE Leme do Prado

  • 30 ago 2019
  • Categorias:Acessibilidade
  • Compartilhar:

Uma estratégia interativa, divertida e motivadora aos estudantes em resolutivas matemáticas, associou o conteúdo de Equação Exponencial ao recurso tecnológico.

Campo Grande (MS) – Buscando a afinidade dos jovens com as redes sociais, bem como a facilidade com o Código QR Code, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Leme do Prado, em Ladário, participaram, na última quarta-feira (28.8), de uma aula de Matemática com linguagem tecnológica inerente ao público jovem.

A professora responsável pela disciplina de Matemática, Cristiane Ramos da Silva, pensando em proporcionar uma estratégia interativa, divertida e motivadora aos estudantes em resolutivas matemáticas, associou o conteúdo de Equação Exponencial ao recurso tecnológico propondo uma Caça as Equações Exponenciais, onde pranchas com impressões do QR Code foram espalhadas por áreas da escola e de posse dos seus aparelhos celulares com o aplicativo gratuito já instalado, os estudantes enquadravam o leitor para escanear e, assim, o App converter o código em texto, ou seja, em  equações, dessa forma efetuavam o registro da equação no caderno e  posterior resolutiva . As placas com os códigos foram espalhadas por diversos espaços de uso coletivo da escola.

Aula de Matemática com linguagem tecnológica inerente ao público jovem, com enfoque na acessibilidade e inclusão (Foto:Divulgação)

De acordo com a técnica do Núcleo de Educação Especial da CRE-3 de Corumbá, Eugênia Alexandra Blacuth de Tomicha Vera, pensando nas especificidades dos estudantes do Ensino Médio, a professora regente, teve a preocupação de dispor os QR Code, onde a acessibilidade de estrutura física fosse viável para circulação de todos os estudantes, bem como fixou as plaquetas em altura de visualização, enquadramento para posicionamento dos aparelhos tanto para os estudantes pedestres como para os cadeirantes.

“O espírito colaborativo tomou conta da turma, e a medida que iam achando os códigos fixados anunciavam uns para os outros e assim, os locais foram compartilhados, porém cada qual escaneando com seu aparelho as equações”, finaliza professora Cristine. 

A coordenadora da CRE-3/NUESP, Maria Eulina Rocha dos Santos mencionou que o trabalho de orientação e apoio, junto aos professores de apoio, proporcionando atividades com enfoque na acessibilidade e inclusão é uma das funções do Núcleo de Educação Especial da Coordenadoria Regional de Educação (CRE-3) de Corumbá.

Últimas Notícias

  • Cadernos MS + Aprendizagem reforçam preparação para o SAEB e promovem inclusão pedagógica na Rede Estadual de MS
  • EE Nair Palácio de Souza é campeã geral infanto-juvenil do JENA
  • Curso de Recepcionista do Programa Mulheres Mil inicia com aula inaugural no Jardim Aeroporto
  • Educação em Foco: II Encontro do MS Alfabetiza fortalece a alfabetização e valoriza práticas pedagógicas em MS
  • Mostra Cultural Indígena Nzopúne celebra ancestralidade e reúne 1.500 pessoas em Miranda
  • Núcleo de Inovação para Educação Híbrida visita escolas da REE para apresentar plataforma AVA RIEH MS
  • Mostra Pedagógica destaca práticas criativas de futuros professores na Rede Estadual
  • Projeto “Cartas para o Outro” é desenvolvido na EE Professora Nair Palácio de Souza
  • Literatura nas Escolas: SED distribui Caixas Literárias para estimular o hábito da leitura
  • Banda da EE Professor João Magiano Pinto abrilhanta desfile cívico de 7 de Setembro
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital