O Projeto “Setembro Amarelo” tem como intuito de conscientizar os educandos sobre o valor da vida, ações previnem o mesmo, sensibilizar os discentes sobre a temática.
Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, localizada em Corumbá, que oferta ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”, diante da problemática enfrentada pelo Brasil e o mundo, em relação ao Suicídio, aderiu à campanha “Setembro Amarelo”, com o projeto de mesmo nome.
O Projeto “Setembro Amarelo” tem como intuito de conscientizar os educandos sobre o valor da vida, bem como as ações previnem o mesmo, procurar sensibilizar os discentes sobre a temática e para o desempenho da condição de valorização da vida. Objetivos do projeto são de prevenção ao suicídio, conscientização dos discentes e docentes, promover uma nova cultura sobre saúde mental e dar importância ao diálogo. Teve como responsáveis coordenadora de área Humanas, Elisangela de Souza Cunha e Silva, técnica de suporte em tecnologia, Vania Martins Escobar e professores colaboradores do Projeto de Vida, Rita Espinosa e Valquíria.
Panfletagem
No dia 09 de setembro, os estudantes desenvolveram material de apoio para a panfletagem, sob a supervisão da coordenadora da área de humanas, da técnica de suporte em tecnologia e professores de Projeto de vida.
Os estudantes do 2º ano profissionalizante e 2º ano regular, com balão amarelo nas mãos, desenvolveram material informativo de prevenção ao suicídio e realizaram uma Panfletagem em frente a unidade escolar, acompanhado de professores, coordenação e agentes de transito (AGTRAT).
Para isso realizaram pesquisa para criação de um panfleto, com material avaliado pelas professoras da disciplina projeta de vida. Para tal foi utilizado sulfite “Amarelo” com informação de prevenção ao suicídio. A opção pelo sulfite de cor amarela foi escolhida por conta da campanha de âmbito nacional “Setembro Amarelo”.
Palestra
No dia 10 de setembro ocorreu apresentação do Rap de conscientização de prevenção ao suicídio pelo estudante Willian Mendoza Cruz, pertencente a turma do 2º ano regular. Logo após a apresentação os alunos do 2º ano profissionalizante e 2º ano regular assistiram palestra com psicóloga Eva Matheus Oliveira no auditório da instituição, com o título: Atitude GVB: “Muitos querem falar, nós queremos ouvir”. A palestra foi gravada e será disponibilizada na plataforma YOTUBE no canal da escola.
Transição
É na adolescência que se inicia a fase de grande descoberta, da busca por aprender e entender o “ser adulto” e para isso inicia-se as experiências. Popularmente ouve-se dizer que a fase da rebeldia, porém será que as pessoas que afirmam isso sabem o motivo? Nesta fase de deixar de ser criança e entrar na vida “adolescente”, eles passam por muitas mudanças e precisam lidar com elas.
São mudanças nos órgãos sexuais, fisiológicas e ter experiências que lhes propiciem a passagem para a vida adulta. No entanto alguns adultos limitam os jovens em suas descobertas, podendo frustras e assim causam revolta a esses adolescentes, muitas vezes não é “o que” mais sim “como” o adulto explica sobre o que pode e não se pode fazer.
Nessa fase os adolescentes são pressionados por parte da sociedade a buscar sucesso, poder, riqueza, por sua vez essa mesma sociedade corta as assas do adolescente ditando muitas regras de conduta e não incentivam os mesmos a viver bem e feliz. Segundo Calligares 2000, “Podemos entender então como essa época da vida possa ser campeã em fragilidade de autoestima, depressão e tentativas de suicídio”.
Papel da Escola
O papel da escola é imprescindível para a formação do sujeito, ela contribui para o crescimento e desenvolvimento da aprendizagem. A escola precisa ser um ambiente apropriado para o bem-estar do aluno, além de proporcionar experiências voltadas a cultura assim ajudando em seu crescimento cultural e social.
No artigo 2º, o ECA garante o direito a educação gratuita, assim como garante que a escola deve dar auxílio relacionado à saúde deles. É direito da criança e do adolescente, assistência em diversos pontos, entre eles o serviço psicossocial. Tendo em vista que a vida social de muitos se inicia na escola, parte de sua vida é vivida na escola. Quem já passou por essa fase sabe que não é nada fácil, principalmente quando a pessoa que está nessa transição precisa lidar com pessoas que pensam de forma diferente. Por isso a escola necessita fornecer esse suporte ao aluno.