Participaram do desfile Cívico-Militar e da celebração do Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental.
A Escola Estadual 2 de Setembro, localizada no centro de Ladário, realizou duas atividades pedagógicas inclusivas nos últimos dias, tratam-se da participação no desfile Cívico-Militar em comemoração ao aniversário de Ladário e da celebração do Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental.
Desfile
No dia 02 de setembro os estudantes, coordenadores, professores, pais e diretoras da unidade escolar, que oferta ensino fundamental e ensino médio com qualificação profissional em tempo integral, participaram do desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário da cidade, 90% dos estudantes, devidamente matriculados, que desfilaram estiveram representando os clubes de Protagonismo Juvenil, Qualificação Profissional nas áreas de Gestão de Dado, Jurídico, Recursos Humanos e Administração.
Intercultural – A equipe da Coordenadoria Regional de Educação- CRE 3 também participou do desfile. A Unidad Educativa Samuel Lopez Mendoza, localizada na Bolívia, que faz parte do projeto “Intercultural – Brasil e Bolívia, Protagonismo Juvenil, Cultura Local” idealizado pelas professoras Aglaisse Ramona Orichuela e Kátia Duran também participou do desfile, a convite da EE. 2 de Setembro e abrilhantaram o evento com a presença da Banda de Percussão, estudantes, professores e diretores, o que estreitou mais os laços de amizade e integração entre os dois países.
A Escola Estadual 2 de Setembro homenageou a professora Maria Luiza Teixeira de Carvalho, que foi diretora da escola e deixou legado de amor e dedicação pela Educação. A Banda de Percussão da escola “ Águias da Real” que faz parte do Projeto “Arte e Cultura”, que tem como instrutor professor Rudney Correa do Nascimento abrilhantou o desfile com sua evolução na companhia das graciosas balizas e corpo coreográfico que também fazem parte do projeto Arte e Cultura, na modalidade “Dança”, que tem como responsável o professor João Paulo de Amorim.
A diretora Ana Maria de Arruda Braga de Carvalho ressalta a importância do evento, “pois percebemos o sentimento de pertencimento dos estudantes e toda comunidade escolar”, enfatiza.
Setembro Amarelo – Salvando Vidas
Além da prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, a ação também aborda o tema acidente de trânsito, que está sendo trabalhado, por intermédio de ações educativas e de sensibilização, envolvendo a comunidade escolar e a comunidade externa.
Abordar esses temas em sala de aula são fundamentais para conscientizar os estudantes sobre a importância da vida, promovendo comportamentos seguros e prevenindo tragédias. A ação foi planejada pelas professoras Ana Paula Lunelli, Antoninha Guimarães e Kátia Duran envolveram o estudantes do 9º ano, 3ºanos A e B.
Roda de conversa – Os estudantes participaram de uma roda de conversa com a psicóloga Evanilza Matheus de Oliveira, que é especializada em Suicidologia e Presidente do Núcleo de Apoio à Vida do Pantanal ( NAVIPAN)- Mantenedora do CVV; responsável técnica de Psicologia na Associação Beneficente de Corumbá abordando temas relacionados à saúde mental, prevenção ao suicídio e a importância do cuidado com o outro, no dia 05 de setembro na biblioteca da escola.
A roda de conversa teve como objetivo criar um espaço de colhimento e discussão, onde os alunos puderam expressar suas preocupações e aprender sobre a importância do diálogo e do suporte emocional.
No dia 26 de setembro, os estudantes participarão de panfletagem distribuindo materiais informativos, abordando de motoristas e pedestres com a finalidade de sensibilizar a população da nossa região e promovendo atitudes responsáveis.
A diretora Ana Maria considera que “é importante o engajamento de todos os envolvidos de forma ativa na promoção da vida e da segurança, criando uma cultura de cuidado e prevenção que transcenda o ambiente escolar”.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.