“As atividades visaram incentivar a leitura, promover a criatividade e valorizar a rica herança literária de nossa cidade”, lembra diretor Pascoalino Cornélia Angélico
A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, localizada no Jardim Água Boa, em Dourados, realizou no dia 18 de abril, a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, envolvendo os estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental em uma série de atividades especiais, sob a coordenação pedagógica e a orientação da PCPIs Alessandra Aparecida Neves e Vitória Nazareth.
Poesia
As salas de aula foram transformadas em espaços de descoberta literária. No nono ano, os estudantes mergulharam na poesia do renomado autor douradense Emanuel Marinho, explorando uma seleção de seus poemas e até mesmo reproduzindo alguns em formato musical para ampliar sua compreensão e apreciação das riquezas poéticas.
Como parte das atividades, os alunos foram desafiados a criar “ciberpoemas” utilizando recursos como o Canva, papel sulfite e cartolinas, promovendo assim a expressão criativa e tecnológica.
Desenhos
Enquanto isso, os alunos do sexto ano foram convidados a expressar sua interpretação dos poemas através de desenhos, ao mesmo tempo em que aprendiam sobre a vida e obra do poeta local Emanuel Marinho. Com a sala decorada com o tema “bicicleta”, inspirado em um dos poemas do autor, a atmosfera era de imersão na arte e na cultura literária.
Esta iniciativa representou uma colaboração frutífera entre o professores de língua portuguesa, a coordenação pedagógica e o PCPI, alinhada com os planos de ação da escola. “Mais do que apenas celebrar uma data importante, essa atividade visou incentivar a leitura, promover a criatividade e valorizar a rica herança literária de nossa cidade”, finalizou diretor Pascoalino Cornélia Angélico.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar