Cartilha Digital “Transtorno do Espectro Autista” é lançada

  • Publicado em 06 maio 2019 • por Vinícius Espíndola •

  • Curso contará com videoaulas, fóruns, exercícios de fixação, materiais teóricos para suporte, dentre outros.

    Campo Grande (MS) – Como forma de contribuir com Dia Mundial do Autismo e proporcionar, aos professores e demais interessados, encontro de estudos acerca da prática pedagógica e inclusão, o Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA), da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), da Secretaria de Estado de Estado de Educação (SED), promoveu no dia 25 de Abril, o lançamento da Cartilha Digital “Transtorno do Espectro Autista”.

    O material é estruturado com seguintes tópicos: O que é Transtorno do Espectro Autista; Quais os sinais de alerta; Como ocorre o diagnóstico; Orientações frente ao processo de inclusão educacional; Informações sobre tecnologia assistiva; Integração sensorial em ambiente escolar; Especificidades sobre o trabalho do professor de apoio; concluindo assim, com os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista mediante o recorte estatual e nacional.

    Coordenadora de Políticas para Educação Especial, Adriana Buytendorp, em fala durante o lançamento da Cartilha. (Foto: Cid Nogueira/SED)

    O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado no dia 2 de Abril. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

    No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o autismo e suas especificidades.

    De acordo com a Coordenadora de Políticas para Educação Especial da SED, Adriana Buytendorp, o evento também oportunizou o lançamento da Formação Continuada para professores de apoio de estudantes com TEA, que teve como público inicial, os professores de apoio da Rede Estadual de Educação, abrangendo o município de Campo Grande e interior. Posteriormente, pretende-se oportunizar as inscrições, aos demais profissionais de educação, gestores, professores regentes e a comunidade em geral.

    Adriana pontuou, ainda, que o curso contará com videoaulas, fóruns, exercícios de fixação, materiais teóricos para suporte, dentre outros, envolvendo as seguintes temáticas: Autismo: conceitos, políticas educacionais, psicomotricidade e TEA; Adequações de conteúdo para estudantes com TEA; Planejamento educacional individualizado para estudante com TEA; Tecnologia assistiva e TEA, por fim, integração sensorial na perspectiva do TEA. “Ainda destacamos que o curso terá certificação de 180 horas”, finalizou. 

    Para a conclusão do evento, com o intuito de proporcionar mais reflexões sobre a temática, foi realizada a palestra “Processos Educativos de Estudantes com Espectro Autista”, ministrada pela Profa. Dra. Alexandra Ayach Anache, e a acadêmica do mestrado em Psicologia, Cintia Harumi Nishikawa, no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF), localizado na Rua Antônio da Silva Vendas, 115 – Jardim Bela Vista.

    Clique aqui e confira o documento na íntegra.

    Texto: Adersino Junior.

    Categorias :

    Educação Especial

    Veja Também