Governo MS Transparência FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Página Inicial
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Plano Estadual
    • Programas e Projetos
    • Conselho Estadual de Educação
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Webmail
  • Escolas
    • Calendário Escolar
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Gestão Colegiada
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
    • Webmail
    • Plano Estadual
    • Tipologia
    • Projetos Escolares
  • Telefones
  • Carta de Serviços
  • LGPD
‹ Voltar

CEAM/AHS participa da elaboração do Livro “Altas Habilidades/Superdotação”

  • 21 jun 2021
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, CEAM/AHS
  • Compartilhar:

O livro fornece as principais etapas para um efetivo atendimento ao estudante superdotado. Dos aspectos teóricos no campo da identificação e do atendimento desse estudante.

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP/SUPED/SED), participou da elaboração do Livro “Altas Habilidades/Superdotação: Instrumentais para identificação e atendimento do estudante dentro e fora da sala de aula comum”, por meio da colaboração do capítulo “Avaliação do estudante com características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): O papel do professor especialista” publicado pela Editora CRV, em 2021, tendo como Autores e organizadoras: Carina Alexandra Rondini – Verônica Lima dos Reis (Orgs.).

Este livro fornece as principais etapas para um efetivo atendimento ao estudante superdotado. Dos aspectos teóricos no campo da identificação e do atendimento desse estudante. O livro traz modelos e exemplos, que ajudarão os leitores a colocar em prática um protocolo de identificação, atendimento e registro em sua escola, clínica, ou outro serviço educacional especializado ao superdotado. Nasceu à disposição de um curso de Especialização em Altas Habilidades/Superdotação, bem como a todos aqueles que buscam entender e atender, um estudante com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).

Nesse contexto, a equipe técnica pedagógica do Centro, elaborou o capítulo 10, incumbindo-se de responder – Avaliar? Sinalizar? Identificar? Para quê? Quais instrumentos para avaliar a AH/SD? Após a avaliação da superdotação qual deve ser o encaminhamento do estudante? Esse capítulo ressalta o processo de identificação dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. As autoras ressaltam que esse processo deve ser realizado com a colaboração de uma equipe de avaliação, constituída por um Pedagogo e um Psicólogo, em um trabalho alinhado nas áreas, no que se refere aos aspectos cognitivos, criativos e emocionais, com base em critérios a serem observados, avaliados e compreendidos no contexto escolar.

A elaboração do capítulo contou com as autoras: gerente pedagógica Eliane De Fátima Alves Morais Fraulob, equipe técnica pedagógica: Ana Carla Formaggio Marques, Clara Lívia Azevedo Holland, Cynthia Garcia Oliveira, Danyelle Samaniego Vasconcelos, Elizandra Simões Barroso Teixeira, Marcela Luzio Ferreira Moquiuti, Norma Eliza Josefa Geraldi e Priscilla Basmage Lemos Drulis.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, destaca a gratidão pelo convite para participar dessa publicação, assim como toda a contribuição da equipe de Avaliação do CEAM/AHS. “Percebe-se mais que, o domínio de teorias e técnicas apresentadas, a grande experiência de vários anos avaliando nas escolas de todo o Estado de Mato Grosso do Sul”, finaliza.

Últimas Notícias

  • SED divulga relação nominal do cadastro de professor temporário de Educação Profissional
  • Com 205 dias para o ano escolar, SED divulga calendário para ano letivo de 2023
  • Governo garante 486 mil uniformes e 193 mil kits escolares para a volta às aulas
  • Secretaria de Educação publica remanejamento de vagas em concurso para professor
  • Aprovados em concurso administrativo da SED são convocados para inspeção médica e posse
  • Curso de Formação do Programa de Enriquecimento Instrumental é realizado na EE Coração de Maria
  • Etapa de efetivação de matrículas termina nesta sexta-feira
  • Projeto FINAN da EE Coração de Maria está na fase semifinal do Desafio Liga Jovem
  • Governo de MS convoca mais 265 e totaliza 722 professores do concurso 2022
  • Prorrogadas inscrições para cadastro de professor temporário de Educação Profissional da REE para dia 19 de janeiro
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200
Av. do Poeta Manoel de Barros s/nº - Bloco V
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP 79031-350

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SGI UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.