O Centro apresentará projeto de tecnologia assistiva em Matemática e, também, projeto de Física com análise em consumo de açúcar na adolescência.
Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/ Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), participará da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC/MS), no período de 22 a 26 de julho.
O Centro será representado pelo Atendimento Educacional Especializado em Matemática, ministrado pela Professora Célia Mirian da Silva Nogueira, junto com os estudantes Mikael de Campos Lescano e, Larissa Pereira Gutierrez, com o projeto de tecnologia assistiva: criando estratégias de ensino de Matemática por meio de narrativas de estudantes com deficiência visual.
O projeto tem como objetivo criar uma atividade para ensinar as operações básicas da Matemática e elencar estratégias metodológicas para melhorar o ensino da Matemática aos estudantes com deficiência visual matriculados na rede estadual na capital.
O CEAM/AHS também será representado pelo Atendimento Educacional Especializado em Física, ministrado pelo Professor Alex Zaziky, junto com os estudantes Maria Eduarda Cardoso da Silva, Natal Prado da Silva e Marcos Pavão Schinelo, com o projeto análise do consumo de açúcar na adolescência na cidade de Campo Grande com base em dados de escolas públicas.
O projeto tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca dos prejuízos do consumo excessivo de açúcar para a saúde, tanto para si quanto para as futuras gerações, e oferecer uma opção mais saudável, na medida do possível, para suprir a demanda energética de cada um.
Na avaliação da gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Fraulob, é de suma importância a participação dos estudantes com altas habilidades/superdotação e que fazem parte do Atendimento Educacional Especializado do CEAM/AHS, “visto que esses estudantes participam de atividades de pesquisa científica e tecnológica com o intuito de potencializar suas habilidades e, interesses específicos na ciência, exatas, humanas e tecnologia, no que tange o cumprimento de seus objetivos de inclusão e melhoria da qualidade do ensino público”, finaliza Fraulob.