Ações e estratégias das práticas pedagógicas exitosas estão sendo realizadas na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, durante suspensão.
Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), no município de Dourados, tem fomentado ações e estratégias que assegurem o atendimento das características educacionais específicas do estudante da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da flexibilização espaço-temporal de seu aprendizado.
O intuito, de acordo com a coordenadora pedagógica Edineia Gonçalves de Aguiar Silva, é de viabilizar o processo de ensino e de aprendizagem durante o período estabelecido em Decreto de suspensão temporária das aulas presenciais, “atender os professores a distância requer mais dedicação, se antes já éramos desenvoltos utilizando as tecnologias, hoje com a situação que está posta, nossa responsabilidade cresce. […] é necessário um esforço maior para atingi-los e obter a resposta que dará conta de atender nossos alunos de forma integral”.
Edineia Gonçalves menciona também sobre os estudantes “enfrentamos situações diferenciadas, sobretudo, quando se percebe que alguns possuem acesso total as tecnologias, mesmo que de modo restrito, enquanto outros não se dispõem desse recurso. Independente disso, estamos buscando atender a todos para que o principal objetivo seja atingido, a aprendizagem”, enfatiza coordenadora.
Blog do Centro
Para nortear os procedimentos pedagógicos no período que compreende a suspensão temporária das aulas, a equipe pedagógica do CEEJA se utilizou de múltiplas possibilidades de aulas remotas a fim de atender as especificidades do público que demanda a EJA, com destaque para o blog do Centro utilizado para propiciar o repasse de orientações e o acesso aos materiais de estudo, haja vista que esse recurso também funciona como repositório das apostilas do Curso e, ainda, das atividades propostas.
“Tem sido uma experiência desafiadora, o componente curricular matemática requer razão e há conteúdos que é importante ter a orientação in loco, mas estamos fazendo todo o possível para diminuir a distância entre estar comigo e ter meu apoio, sobretudo, com a utilização das tecnologias. Vamos conseguir passar por isso!”, relata professora Cassiane, da disciplina de Matemática – etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Tecnologias Digitais
Ademais, no que tange ao aprendizado do estudante, o Centro tem obtido resultados satisfatórios com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como por exemplo, o Google Clasroom e grupos de whatsaap, sobretudo, pensado para atender o estudante público da educação especial. Ainda pensando na heterogeneidade do público que demanda a EJA, tem-se disponibilizado o e-mail do Centro para o envio das atividades e feedbacks.
Se o estudante prefirir, poderá levar suas atividades periodicamente no Centro, em horários previamente agendados para que não haja aglomerações de pessoas no local da entrega. Caso o estudante esteja no grupo considerado de risco, o mesmo deverá formalizar sua situação para escola e solicitar que outra pessoa realize os procedimentos de entrega e recebimento das atividades.
O estudante Fábio de Melo, matriculado no Ensino Médio comenta o momento de suspensão “tenho me esforçado para conciliar a rotina de trabalho com a rotina de estudos, principalmente agora que essa doença pegou a gente de surpresa. Apesar de o ensino presencial fazer falta, termos a professora disponível em tempo real no whatsapp e as atividades no blog, tem ajudado bastante […] espero que tudo passe logo e a gente consiga ir para a escola.”
Compete frisar, que o CEEJA de Dourados tem reiterado aos seus estudantes que essa medida temporária de suspensão das aulas presenciais não se configura “férias escolares”, evidenciando que deverá haver compromisso e organização do estudante na execução das atividades pedagógica e cumprimento dos prazos estabelecidos.