Instituição atende 380 crianças, de seis meses a cinco anos, filhos de servidores públicos lotados no Parque dos Poderes.
Campo Grande (MS) – A última sexta-feira (12.04) foi festiva para as 380 crianças, corpo docente, administrativos e direção do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), gerido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), em Campo Grande, com a comemoração dos 35 anos de existência da instituição. Voltado para o atendimento dos filhos de servidores do Estado, lotados nas secretarias e órgãos do Governo, no Parque dos Poderes, o CEI é uma referência em todo o MS.
“Sempre buscamos realizar acolhidas em datas comemorativas. Uma ação, como esta de hoje, não poderíamos deixar de realizar. Afinal, são 35 anos de contribuição para formação de crianças, que hoje são cidadãos, parte de nossa história, e que fazem a diferença na sociedade em que vivemos”, lembrou diretora do CEI ZEDU, Carla Castro Rezende Diniz Brandão.

Celebração de aniversário do CEI Zedu envolveu homenagens e apresentação musical na última sexta. (Foto: Juarez Júnior)
Exemplo dos resultados desse trabalho, o músico, compositor e designer gráfico, Vinícius Ferreira Barreto, de 28 anos, ex-aluno do CEI ZEDU, foi um dos homenageados durante a celebração. “Foi um dia incrível para mim. Ser homenageado na minha primeira escola e viver uma época tão feliz da minha vida. Entrei aqui ainda bebê, aos seis meses de idade, e sai com sete anos, sabendo ler, escrever e já trilhando os primeiros passos na música. Fico emocionado, uma das fases mais bonitas de minha vida, só lembranças boas”, disse.
Vinícius teve a oportunidade de voltar ao tempo. Na formatura da pré-escola, ele lembrou de ter se apresentado com o pai, Vandir Nunes Barreto, na época servidor da Procuradoria Geral da Justiça. Membro fundador do “Grupo Acaba”, criado em 1969, Vandir se dedicou às composições que descreviam o homem, a fauna e a flora, além das cores do Pantanal. “Hoje, cantar, novamente com meu pai, no meu querido CEI ZEDU, não tem preço”, mencionou Vinícius.
Outra homenageada do CEI ZEDU foi a neta do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Wilson Barbosa Martins e filha da ex-deputada Celina Jallad, Fabiana Martins Jallad Bumlai. Irmã de José Eduardo, o ZEDU, como era carinhosamente chamado e que empresta o nome ao Centro de Educação Infantil desde 1989, ela falou sobre a data. “É emocionante esta homenagem para meu irmão. É um presente para toda família ele ser lembrado com tanto carinho por todos. O que mais admirei, hoje, foi o olhar dos professores, o carinho que têm com as crianças, tenho certeza que elas farão a diferença no futuro de nosso Estado”, disse Fabiana.

Centro de Educação Infantil é responsável por atender quase 400 crianças, de seis meses à cinco anos de idade. (Foto: Juarez Júnior)
A coordenadora de Políticas para Educação Infantil da SED, professora Luziette Amarilha, relatou que a instituição tem como escopo o trabalho pedagógico, na perspectiva de cuidar e educar. “O CEI é um espaço de interações, cuja função é a de promover a aprendizagem e desenvolvimento da criança em um processo integrado aos elementos da cultura e do pensamento infantil”, disse Luziette.
Vale ressaltar que o centro é responsável pelo atendimento de crianças com idades entre seis meses e cinco anos, (cinco anos, 11 meses e 29 dias), filhos dos servidores públicos, do poder executivo, lotados no Parque dos Poderes.
Histórico
Criada em 31 de outubro de 1983, por meio do decreto nº 286, e inaugurada em abril de 1984 pelo então governador, Wilson Barbosa Martins, a instituição recebeu o nome de “Creche do Parque dos Poderes”. Em 1989, na gestão do governador Marcelo Miranda, a entidade recebeu ampliação e um novo nome, com isso, passou a ter a nomenclatura atual de “Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad – “CEI ZEDU”.
Texto: Adersino Junior (SED).