Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Clube do protagonismo realiza oficina de maquiagem na EE Clarinda Mendes de Aquino

  • 28 mar 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Campo Grande, Clube do Protagonismo
  • Compartilhar:

Workshop de Make foi realizado pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Justiça Restaurativa Escolar, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Os estudantes da Escola Estadual Clarinda Mendes de Aquino, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, em Campo Grande, participaram, no dia 22 de março (quarta-feira), do Workshop de Make (Oficina de maqueagem), promovido pela SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da COPED (Coordenadoria de Psicologia Educacional) e a equipe da JRE (Justiça Restaurativa Escolar), do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

A escola de Autoria desenvolve clubes de Protagonismo, com o objetivo de estimular a integração social e seu desenvolvimento psicosocioemocional e cognitivo dos estudantes, para que ele se torne o autor do seu processo de aprendizagem.

Estudantes participaram de oficina de maquiagem

Protagonistas

Os clubes propõem situações didáticas em que, durante o intervalo do almoço, os próprios estudantes organizam e desenvolvem atividades, de acordo com suas aptidões e interesses, sob a supervisão de um professor padrinho. Sendo assim, faz parte desse protagonismo um projeto chamado “Espelho, espelho meu”, criado com o objetivo de contribuir para o fortalecimento psicoemocional dos estudantes, por meio de ações que valorizam a autoestima e a identidade.

O referido projeto tem como ponto de partida a beleza externa que cada um tem, utilizando técnicas e dicas de estética, tais como: maquiagens, penteados, cuidados com as unhas, entre outras ações. Para o funcionamento, os alunos receberam orientações sobre as medidas de biossegurança necessárias à prevenção contra o contágio de doenças infectocontagiosas.

Clube do Protagonisto da unidade proporciona integração social

Para a realização do Workshop foram adquiridos vários produtos de maquiagem doados por colaboradores que se sensibilizaram com o projeto. A maquiadora Marcielli Marques Sangalli Vecchi, se voluntariou para realizar o Worshop e a profissional ficou tão comovida pela vivência que se disponibilizou a oferecer worshops mensalmente. “Ações como essa, que se iniciam na escola, colaboram na autoestima e despertam nos estudantes possibilidades profissionais”, relata maquiadora.

Participaram do evento, a facilitadora Soleide, da Justiça Restaurativa Escolar, a professora e estudantes responsáveis, bem como vários alunos interessados. A sala disponibilizada como salão ficou pequena enquanto espaço físico, “mas grande para proporcionar a oportunidade de alegria e curiosidade em aprender dos estudantes. Momentos como esse contribuem significativamente para o que a escola se propõe”, finaliza gestor Antonio Aurélio Silva Marques.

Adersino Junior, SED

Foto: Arquivo escolar.

Últimas Notícias

  • EXPOCATA conscientiza sobre Lixo Zero na Semana do Meio Ambiente
  • JURIDICAST: Estudantes da  EE Júlia Gonçalves Passarinho em contato direto com área jurídica e parlamentar de Corumbá
  • Educação ambiental em destaque: II Feira de Ciências mobiliza comunidade escolar em Guia Lopes da Laguna
  • Sistema de produção agroindustrial e tecnologias digitais foram trabalhados na EE Doutor Fernando Corrêa da Costa  
  • Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia
  • Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles encerram dia 20
  • SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA
  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital