Evento reuniu estudantes após fase inicial de seleção com quase três mil participantes inscritos para participação no concurso.
Campo Grande (MS) – Na última terça-feira (04.12), foi realizada a Solenidade de Premiação do III Concurso de Redação ”Um Passeio com Manoel”, promovido pela Fundação Manoel de Barros (FMB), com o tema “A importância da leitura no contexto social”. O evento contou com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED).
Entre mais de 2.7 mil redações que participaram do concurso, apenas as 40 melhores foram escolhidas para a fase final desta edição, que premiou os três primeiros colocados, todos estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE).
Para a gerente de Ensino Médio da SED, professora Márcia Proescholdt Wilhelms, o número de redações inscritas e a quantidade de estudantes da REE envolvidos é um reflexo do fortalecimento do concurso, ano após ano. “É a terceira Edição do Projeto e a nossa Rede se orgulha de ter participado de todas elas. (…) também percebemos que esse envolvimento acontece por conta do prestígio que o evento alcançou nesse período. Como parte desse trabalho, a Secretaria tem incentivado sempre todos os projetos e ações relacionados à leitura e escrita, principalmente quando falamos sobre a produção de textos, nesse molde do concurso”, explicou Márcia.
Diretor da Fundação Manoel de Barros, Marcos Henrique Marques falou sobre o sentimento de dever cumprido alcançado com o sucesso do evento. “Nós terminamos (essa etapa) satisfeitos. Premiamos os primeiros colocados, mas também honramos todos os 40 participantes, que realmente acreditaram e deixaram ‘para trás’ quase três mil alunos. É uma grata satisfação para a Fundação, que mais uma vez cumpre o seu papel para a sociedade”, enalteceu Marcos.

Estudante da EE Arlindo de Andrade Gomes, Davi Rodrigues da Costa Silva, ficou com o primeiro lugar no Concurso.
Como prêmio pela colocação no concurso, cada um dos vencedores foi premiado com uma bolsa de estudos para o Ensino Superior na Uniderp, parceira do evento. O primeiro lugar ficou para Davi Rodrigues da Costa Silva, da EE Arlindo de Andrade Gomes, que recebeu uma bolsa de estudos integral. A segunda, Raquel de Paula Terêncio, da EE Padre José Scampini, recebeu uma bolsa parcial de 75%. Já a terceira colocada, Giulia de Paula Souza, da EE Joaquim Murtinho, foi premiada com uma bolsa de 50%.
“Por mais que estejamos na era das redes sociais, a nossa escrita e leitura, bem como todo o nosso conhecimento, são traduzidos naquilo que escrevemos. Pensando nisso, trabalhar Manoel de Barros com os nossos estudantes é um prazer e um privilégio. Precisamos, sempre, colocar este autor e sua obra ao alcance dos nossos estudantes”, finalizou a gerente de Ensino Médio da SED.
Com informações: Estúdio 103 / Fundação Manoel de Barros