Governo MS Transparência LGPD FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Página Inicial
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Conselho Estadual de Educação
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Webmail
  • Escolas
    • Calendário Escolar – 2023
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
  • Telefones
  • Carta de Serviços
  • LGPD
‹ Voltar

“Construção de Ideias Científicas e Tecnológicas CRE-4” beneficia 05 escolas na região Norte de MS

  • 13 set 2019
  • Categorias:CRE
  • Compartilhar:

Estudantes de turmas de 9º ano do EF e Ensino Médio das escolas estaduais já conseguem compreender os benefícios da sustentabilidade e da bioeconomia

Campo Grande (MS) –Com enfoque na bioeconomia, diversidade e riqueza para o  desenvolvimento sustentável, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE-4) de Coxim, desenvolve projeto “1ª Construção de Ideias Científicas e Tecnológicas”, com subtema “Hortas”, envolvendo estudantes de turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas estaduais, EE Santos Dumont (Costa Rica), EE Francisco Ribeiro Soares (Pedro Gomes), EE Silvio Ferreira (Coxim), EE Vergelino Mateus de Oliveira (Rio Verde de Mato Grosso) e EE Thomaz Barbosa Rangel (Rio Verde de Mato Grosso)

“A fórmula de sucesso dessa empreitada pode parecer simples, mas exige muita motivação e ações ininterruptas. O sustento desta iniciativa é formado por professores pesquisadores apaixonados pelo que fazem e pelo empenho dos estudantes de turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio que já conseguem compreender os benefícios da sustentabilidade e da bioeconomia”, enfatiza coordenadora da CRE-4, Maira de Quevedo.

Estudantes da Escola Estadual Santos Dumont, envolveram planejamento de canteiros e métodos de compostagem (Foto: Divulgação)

A composição das hortas simbolizou para as escolas estaduais de Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, Costa Rica e Pedro Gomes, um ponto de partida para incentivar grandes mudanças no comportamento dos estudantes e introduzir melhores práticas pedagógicas e de gestão ambiental. No avanço do projeto foram incluídas ações como preparação de irrigação, criada pelos estudantes da EE Francisco Ribeiro Soares e da EE Silvio Ferreira, fazendo uso de equipamentos reciclados.

Envolveram ainda, planejamento de canteiros e métodos de compostagem na EE Santos Dumont e EE Vergelino Mateus de Oliveira, onde também foi possível mudar a dinâmica da geração de lixo orgânico local, discernindo com mais clareza o que deve, ou não, ser descartado como inservível. Os resíduos orgânicos são destinados à composteira e garantem adubo de excelente qualidade para os canteiros da horta.

Na EE Thomaz Barbosa Rangel, os estudantes pensaram na horta envolvendo a questão social na utilização na merenda escolar, além de valorização do meio ambiente (Foto: Divulgação)

Destaca-se também que a horta pensada pelos estudantes da EE Thomaz Barbosa Rangel envolve muito a questão social e ajuda na merenda escolar, além de ensinar o valor do meio ambiente.

Os professores formadores da CRE4 Felipe Telles, Carolina Beccegato e Michele Vendruscolo responsáveis pelo acompanhamento do desenvolvimento do Projeto 1ª Construção de Ideias Científicas e Tecnológicas CRE4, acreditam que a alternativa “horta”, selecionada pelos estudantes das determinadas escolas, poderá promover a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a bioeconomia.

Na E.E Vergelino Mateus de Oliveira resíduos orgânicos são destinados à composteira e garantem adubo de excelente qualidade para os canteiros da horta (Foto:divulgação) .

 Além disso, observa que já está servindo como dispositivo desencadeador de atividades didático-pedagógicas integradas, “pois a horta é um laboratório vivo para diferentes atividades envolvendo teoria e prática”, menciona professor Felipe.

“Estes trabalhos são realizados, através de simples ações e o aprendizado possibilita que os estudantes apliquem em seus lares os conhecimentos adquiridos, oferecendo vantagens para as comunidades”, finaliza professora formadora da CRE-4 Caroline Beccegato.

Na Escola Estadual Francisco Ribeiro Soares, em Pedro Gomes, foram incluídas ações como preparação de irrigação, criada pelos estudantes (Foto Divulgação)

Últimas Notícias

  • SED realiza formação continuada “Educação com equidade: a importância do diretor escolar”
  • Palestras sobre higiene bucal e alimentação saudável são promovidas aos estudantes da EE Profª Nair Palácio de Souza
  • “Semana do Brincar” é realizada com crianças do CEI ZEDU
  • EE João Ponce de Arruda vence JETS na modalidade de Tênis de Mesa
  • Junho iniciará com abertura de pré-matrícula para quatro cursos do Pronatec
  • Projeto “Círculo de Escuta: Formando para vida” é realizado na EE Fernando Corrêa
  • Estudantes da REE realizam Oficina de Extensão Acadêmica em Universidade
  • “Culinária e Literatura – O fascínio da Mandioca” é realizado na EE Presidente Tancredo Neves  
  • Estudantes da EE Pólo Francisco Cândido de Rezende realizam experiências químicas para melhor compreensão dos conceitos
  • Estudantes participam de programa de qualificação profissional e primeiro emprego na EE Professor João Magiano Pinto
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200
Av. do Poeta Manoel de Barros s/nº
Bloco V
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP 79031-350

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?
SGI UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.