Contexto de vida em designer é trabalhado com estudantes na EE Eufrazia Fagundes Marques

  • Publicado em 03 mar 2023 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • O trabalho tem como objetivo identificar e refletir sobre o contexto de vida no qual o estudante está inserido, planejando e refletindo sobre seus sonhos e suas perspectivas de vida

    Os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Rural Eufrazia Fagundes Marques, localizada no povoado Vila Marques, em Aral Moreira, realizaram a releitura da obra “Aquilo que não se vê”, de Clovis Levi, no ano de 2022, na unidade curricular Projeto de Vida, sob a coordenação do professor Anderson Ramirez, com a utilização metodológica dos aplicativos de designer gráfico.

    O trabalho tem como objetivo identificar e refletir sobre o contexto de vida no qual o estudante está inserido, planejando e refletindo sobre seus sonhos e suas perspectivas de vida.

    No primeiro momento foi realizada a leitura coletiva do livro: “Aquilo que não se vê” com os alunos onde cada um teve que ler uma página da obra relatando sua opinião sobre as imagens e características dos personagens. Em seguida foi apresentado aos discentes a proposta para realizar a releitura do livro utilizando as novas tecnologia trazendo para a realidade de cada aluno.

    Estudantes utilizaram designer gráfico para releitura e contexto de vida

    Criação

    Segundo momento, os alunos foram levados para a sala de tecnologia onde foi apresentado pelo professor e pela coordenadora de práticas inovadoras as funcionalidades do aplicativo jamboard, canva e artista, os alunos foram protagonistas ao fazerem de forma colaborativa no aplicativo canva a capa do livro e se dividiram em grupos para tirar as fotos e editar no aplicativo artista.

    Em seguida foram escritos os textos onde cada aluno contou sobre seus sonhos que foi corrigido de forma individual pelo professor e pela coordenora pedagógica. Para finalizar cada aluno escolheu uma foto de sua preferência para colocar ao lado do seu texto finalizando a releitura.

    “Foi uma atividade diferenciada, que atraiu o interesse dos estudantes. No total foram utilizadas 10 aulas para realização do trabalho onde o professor contou com a colaboração das coordenadoras da escola”, finaliza o gestor Anildo Soares Flor.

    Confira na íntegra o Projeto de Vida – Conhecendo Sonhos e Perspectivas

    Adersino Junior, SED 

    Categorias :

    Ações Pedagógicas Inclusivas, Aral Moreira

    Veja Também