Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

COPED realiza reunião de orientação sobre Medidas Socioeducativas nas escolas

  • 23 maio 2019
  • Categorias:Orientação
  • Compartilhar:

Orientação, aos diretores e coordenadores, ocorreu nesta quinta-feira (23.05), no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública.

Campo Grande (MS) – Diretores e coordenadores, das Escolas Estaduais de Campo Grande, estiveram, nesta quinta-feira (23.05), no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública, participando da 1ª reunião de orientação sobre Medida Socioeducativa na escola, evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Psicologia Educacional (COPED).

De acordo com a Coordenadora de Políticas Educacionais, Paola Nogueira Lopes, a reunião foi no intuito de orientação aos diretores e coordenadores da REE, sobre medida socioeducativa de PSC (Prestação de Serviços à Comunidade) nas escolas, em atenção à Lei 12.594/12, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e regulamenta a execução das medidas destinadas ao adolescente que pratique ato infracional.

Defensor Público Rodrigo Zoccal Rosa, explanou sobre “O Sentido da Medida Socioeducativa à luz do ECA ” (Fotos: Juarez Júnior)

“Orientamos que a direção receba o adolescente que se apresente, devidamente encaminhado pelo órgão competente, para o cumprimento da medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) na escola, enfim, uma orientação das competências da direção quanto ao recebimento dos alunos, as comunicações, designações de tarefas, acompanhamentos para cumprimento das medidas, estabelecimentos de horários estipulado por autoridade judiciária, responsabilização de folha de frequências e avaliações, reportar descumprimentos”, menciona Paola Nogueira.

Os diretores e coordenadores receberam orientação do defensor público Rodrigo Zoccal Rosa, que explanou sobre “O Sentido da Medida Socioeducativa à luz do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) e da Psicologia Moderna”, na sequência ocorreu a palestra da defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, que falou sobre “Medida Socioeducativa em Meio Aberto: LA (Liberdade Assistida) e  PSC (Prestação de Serviços à Comunidade), já a assistente social, Marcilene Rodrigues, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), palestrou sobre “ Liberdade Assistida e Prestação de Serviços Comunitários: Como são operacionalizadas ?”, a psicóloga da Coordenadoria de Psicologia Educacional, Valquíria Rédua da Silva, explanou sobre “Qual o papel da escola?”.

Diretores e coordenadores das Escolas Estaduais de Campo Grande durante orientação (Fotos: Juarez Júnior)

Para o psicólogo educacional, do Projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul) da E.E Hercules Maymone, Ednelson Queiroz, o evento foi de extrema importância, “nós, enquanto educadores, que estamos no chão da escola, conseguimos aprender, adquirir novas experiências e, entender que temos que ter um olhar diferenciado no adolescente que está cumprindo medida, não no sentido de estigmatizá-lo, más, de justamente acolher e fazer que entenda que é um cidadão de direitos, em desenvolvimento e que terá uma nova chance para reconstruir sua história de vida”. Finalizou.

Psicólogo educacional, do Projeto AJA , da E.E Hercules Maymone, Ednelson Queiroz (Fotos: Juarez Júnior)

Últimas Notícias

  • Em Aral Moreira, EE João Vitorino Marques encerra 1º bimestre com projeto sobre etnias do MS
  • Metodologia “Recuperar para Avançar” é realizada na EE Thomaz Barbosa Rangel
  • Rádio Cast CEJAR se destaca no evento de lançamento do PRA-TUTORIA e PIDEM 2025
  • Inscrições do Programa Raças e Etnias de MS e Selo ERER para escolas da REE encerram dia 31 de maio
  • Projeto literário “Semeando Autores” estimula criatividade dos estudantes da EE João Ponce de Arruda
  • Secretário de Mato Grosso do Sul representa Consed em seminário no Ministério da Educação
  • Estudantes da REE são premiados na MATIFIC, competição internacional de Matemática  
  • Abertas inscrições do curso sobre Aprendizagem Criativa, Educomunicação e Cultura Maker, para professores
  • EE Presidente Vargas realiza projeto “Leitura dos Clássicos”
  • Modalidade de Xadrez é destaque na EE Marechal Rondon, em Mundo Novo  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital