Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

COPED realiza reunião de orientação sobre Medidas Socioeducativas nas escolas

  • 23 maio 2019
  • Categorias:Orientação
  • Compartilhar:

Orientação, aos diretores e coordenadores, ocorreu nesta quinta-feira (23.05), no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública.

Campo Grande (MS) – Diretores e coordenadores, das Escolas Estaduais de Campo Grande, estiveram, nesta quinta-feira (23.05), no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública, participando da 1ª reunião de orientação sobre Medida Socioeducativa na escola, evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Psicologia Educacional (COPED).

De acordo com a Coordenadora de Políticas Educacionais, Paola Nogueira Lopes, a reunião foi no intuito de orientação aos diretores e coordenadores da REE, sobre medida socioeducativa de PSC (Prestação de Serviços à Comunidade) nas escolas, em atenção à Lei 12.594/12, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e regulamenta a execução das medidas destinadas ao adolescente que pratique ato infracional.

Defensor Público Rodrigo Zoccal Rosa, explanou sobre “O Sentido da Medida Socioeducativa à luz do ECA ” (Fotos: Juarez Júnior)

“Orientamos que a direção receba o adolescente que se apresente, devidamente encaminhado pelo órgão competente, para o cumprimento da medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) na escola, enfim, uma orientação das competências da direção quanto ao recebimento dos alunos, as comunicações, designações de tarefas, acompanhamentos para cumprimento das medidas, estabelecimentos de horários estipulado por autoridade judiciária, responsabilização de folha de frequências e avaliações, reportar descumprimentos”, menciona Paola Nogueira.

Os diretores e coordenadores receberam orientação do defensor público Rodrigo Zoccal Rosa, que explanou sobre “O Sentido da Medida Socioeducativa à luz do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) e da Psicologia Moderna”, na sequência ocorreu a palestra da defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, que falou sobre “Medida Socioeducativa em Meio Aberto: LA (Liberdade Assistida) e  PSC (Prestação de Serviços à Comunidade), já a assistente social, Marcilene Rodrigues, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), palestrou sobre “ Liberdade Assistida e Prestação de Serviços Comunitários: Como são operacionalizadas ?”, a psicóloga da Coordenadoria de Psicologia Educacional, Valquíria Rédua da Silva, explanou sobre “Qual o papel da escola?”.

Diretores e coordenadores das Escolas Estaduais de Campo Grande durante orientação (Fotos: Juarez Júnior)

Para o psicólogo educacional, do Projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul) da E.E Hercules Maymone, Ednelson Queiroz, o evento foi de extrema importância, “nós, enquanto educadores, que estamos no chão da escola, conseguimos aprender, adquirir novas experiências e, entender que temos que ter um olhar diferenciado no adolescente que está cumprindo medida, não no sentido de estigmatizá-lo, más, de justamente acolher e fazer que entenda que é um cidadão de direitos, em desenvolvimento e que terá uma nova chance para reconstruir sua história de vida”. Finalizou.

Psicólogo educacional, do Projeto AJA , da E.E Hercules Maymone, Ednelson Queiroz (Fotos: Juarez Júnior)

Últimas Notícias

  • Curso de Recepcionista do Programa Mulheres Mil inicia com aula inaugural no Jardim Aeroporto
  • Educação em Foco: II Encontro do MS Alfabetiza fortalece a alfabetização e valoriza práticas pedagógicas em MS
  • Mostra Cultural Indígena Nzopúne celebra ancestralidade e reúne 1.500 pessoas em Miranda
  • Núcleo de Inovação para Educação Híbrida visita escolas da REE para apresentar plataforma AVA RIEH MS
  • Mostra Pedagógica destaca práticas criativas de futuros professores na Rede Estadual
  • Projeto “Cartas para o Outro” é desenvolvido na EE Professora Nair Palácio de Souza
  • Literatura nas Escolas: SED distribui Caixas Literárias para estimular o hábito da leitura
  • Banda da EE Professor João Magiano Pinto abrilhanta desfile cívico de 7 de Setembro
  • EE São José realiza parceria com Pibid e prepara estudantes para Saeb 2025  
  • Prazo Aberto: Contribua com o Novo Currículo de Educação Digital em MS
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital