Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

CRE 3 de Corumbá realiza oficina literária “Trechos e Textos”

  • 22 out 2021
  • Categorias:AJA, CRE-3
  • Compartilhar:

Oficina utiliza do imenso repertório da música brasileira como ponto de partida para diálogos e reflexões com os estudantes.

Campo Grande (MS) – A Coordenadoria Regional de Educação (CRE3) – de Corumbá levou até as escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) jurisdicionadas, que oferecem o Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA-MS) a Oficina “Trechos e Textos”.

CRE 3 de Corumbá realiza oficina literária em unidades da REE

Esta oficina é ministrada pelo professor de História da REE, André Ramalho, que também é mestre em Estudos Fronteiriços, músico e autor do livro “Trechos e Textos”. A ideia do livro surgiu inicialmente através da página no Instagram @trechosetextosmus, em que o professor posta textos inspirados em trechos de músicas, discorrendo sobre diversas temáticas como: questionamentos e experiências, angústias e inconformismos, referência e visão de mundo.

“Não sei ser sem música, nem me lembro da vida sem ela, por isso, sempre que preciso entender como certa profundidade, recorro e ela sempre me socorre. E quando quis melhorar minhas propostas pedagógicas não podia ser diferente: mais uma vez a música foi meu argumento, minha essência e identidade”, afirmou o professor André Ramalho.

Ocupação literária

Os textos e trechos saíram do Instagram e das páginas do livro e ocuparam também as salas de aula. Os estudantes do Projeto AJA-MS das escolas estaduais Maria Leite e Leme do Prado, localizadas respectivamente em Corumbá e Ládário, puderam participar da Oficina, que utiliza do imenso repertório da música brasileira como ponto de partida para diálogos e reflexões com os estudantes.

Partindo de trechos de músicas, previamente selecionados, inicia-se um percurso que passa pelo autoconhecimento, pela ampliação do repertório cultural de todos os envolvidos, pela conexão de diferentes visões de mundo e tantas outras dimensões possíveis que se abrem no uso de uma metodologia ativa. Durante a Oficina o estudante é convidado a escolher e confeccionar o trecho de música da sua preferência, além de ter espaço para expressar as motivações de tal escolha.

“A CRE3 entende que esta Oficina promove um espaço de diálogo, em que através da música, o estudante se sente à vontade para se expressar sobre temáticas extremamente necessárias, como: autoconhecimento, autoestima e determinação. O resultado foi muito positivo, acredito que eles levaram para casa novas reflexões”, explicou a técnica pedagógica Evelyn Campos.

Alguns professores também puderam participar da Oficina e receberam do ministrante sugestões de atividades que podem ser realizadas em sala de aula, em que são utilizadas metodologias que incluem o repertório musical dos alunos como fonte de conhecimento e ponto de partida para o entendimento de diversos conteúdos.

“Através de pequenos trechos de músicas, aprendemos sobre respeito, porque devemos respeitar cada pessoa. Vejo que esta oficina trouxe esclarecimentos para todos os alunos participantes”, afirmou a estudante Samilly da E.E. Leme do Prado.


Últimas Notícias

  • Projeto “Parada da Leitura” valoriza a cultura e incentiva a leitura na E.E. Prof. Delmira Ramos dos Santos
  • Projeto África em Foco movimenta Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva com oficinas e palestras em Campo Grande
  • Projeto “Responde Essa! A Jornada do Conhecimento” transforma aprendizado na EE Professora Neyder Suelly Costa Vieira
  • Visita sobre graduações e palestras marcaram EE Professor Celso Müller do Amaral  
  • Escolas Estaduais se destacam na Olimpíada Brasileira de Robótica e Dom Bosco conquista prêmio de Melhor Design
  • Prazo de inscrições para concurso de curtas sobre apostas virtuais é prorrogado até 29 de agosto
  • Aquicultura e aquarismo transformam o aprendizado na EE Maria da Glória Muzzi Ferreira
  • Poemas de estudantes da REE inspiram lançamento da obra “Aquidauana: 133 personalidades”
  • Projeto “Letramento Racial ANZ” é realizado na EE Professora Alice Nunes Zampiere
  • Ceespi abre as portas da Sala de Tecnologia Assistiva para comunidade escolar e acadêmica
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital