Campo Grande (MS) – Cada vez mais, o professor necessita de novos meios de chamar a atenção dos estudantes, fazendo com que eles vejam o conteúdo das aulas como algo agradável e prazeroso. Para a Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, de Bonito, é necessário reciclar e observar o comportamento das turmas, explorando o que elas gostam.
Ao parar e observar os estudantes, a professora de Biologia notou que eles não desgrudam do celular e decidiu usar isso a favor da aprendizagem. O uso do aparelho celular é uma ferramenta indispensável para o adolescente e pode ser um aliado durante algumas aulas. Refletindo sobre isso, a professora aliou o conteúdo de Ecologia ao celular e ao município de Bonito.
Os estudantes do terceiro ano do ensino médio, do período vespertino, foram às ruas para “tirar uma selfie” (tradicional autorretrato produzido com os aparelhos de celular) para registrar os problemas a se resolver, ou já resolvidos, de maneira ecologicamente correta da cidade de Bonito.
Depois de tiradas as fotos, os estudantes montaram a apresentação do trabalho e descreveram se o problema estava resolvido ou necessitaria mudanças e quais soluções deveriam ser tomadas. Os estudantes envolvidos produziram o material com capricho e seriedade, mostrando uma maior aproximação com a disciplina e quebrando barreiras na organização e no relacionamento em grupo que será fundamental para eles no mercado de trabalho.