O evento ocorreu nesta sexta-feira (10.09), no auditório do Centro de Formação Professora Mariluce Bittar, com devidos cuidados de biossegurança.
Campo Grande (MS) – Os 97 estudantes, das 4 turmas do 3º ano no Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal, localizada na avenida Bom Pastor, em Campo Grande, estão participando, durante todo dia de hoje (10.09), do “Aulão” preparatório para exames do ENEM e Vestibular.
O evento acontece no auditório do Centro de Formação Professora Mariluce Bittar, com devidos cuidados de biossegurança. A unidade escolar oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”.
Com retorno das atividades presenciais, esta é a primeira oportunidade dos estudantes do último ano do Ensino Médio de participação em conjunto, já que estavam um ano e meio em atividade remota, devido a pandemia, e o retorno ser de sistema alternado semanalmente, com capacidade reduzida do percentual de estudantes, conforme o grau de risco (bandeira) apontado pelo Prosseguir.
Aulão
De acordo com diretora Fernanda Alves Bucallon Serafim o “Aulão Preparatório” para os exames do ENEM e Vestibulares teve dois intuitos, “ o primeiro, de proporcionar aos estudantes a possibilidade de se preparar, através de simulado e aulas presenciais, para as provas seletivas de entrada do ensino superior, além de proporcionar a interação dos estudantes do último ano, pois estão a um ano e meio em aulas remotas e com o retorno em sistema escalonado, não deixa de ser uma oportunidade de congraçamento, neste momento ímpar de suas vivas acadêmicas”.
O estudante do 3º ano “C” do Ensino Médio, Maicon Vinícius, 16 anos, pretende ingressar no curso de Mecatrônica, ele lembra que as aulas online não foram tão proveitosas quanto esperavam, no tocante aos estudos preparatórios, “ querendo ou não, o professor na aula presencial, explicando diretamente para o aluno, que pode levantar a mão e dizer – não entendi, é de extrema importância para nós que estamos no último ano do ensino médio e nos preparando para o ensino superior”, enfatiza Maicon.
Amanda Damazio Ortega Marino, 17 anos, do 3º ano “A” fez questão de destacar a importância do “Aulão” presencial, de estar próximo aos colegas do último ano do Ensino Médio e de ter oportunidade de sanar as dúvidas pertinentes aos estudos preparatórios aos exames seletivos de ingresso ao ensino superior, “ a interação com os colegas e com os nossos professores é completamente diferente das atividades remotas, presencialmente é muito mais dinâmico e proveitoso para que possamos alcançar nossos objetivos”.
No último ano do EM, Drielli Aparecida Maciel Pires, 17 anos, também está contente com retorno, principalmente no sentido de revisões de conteúdos para ENEM e Vestibulares de forma presencial, “ neste primeiro aulão, tivemos oportunidade de tirar dúvidas, analisar e recuperar os conteúdos mais abrangentes, já que estávamos a um ano e meio em casa, apenas com atividades remotas”.
A coordenadora pedagógica da EE Emygdio Campos Vidal, Diana de Vargas Alves menciona a importância do momento para toda comunidade escolar da unidade, “ é uma honra participar do Aulão, pois o retorno dos nossos estudantes, preparando-os para os exames seletivos, para seus projetos de vida, fizemos, portanto, todo um planejamento com equipe pedagógica, do pensar juntos, de recepcionar todos estudantes, no intuído de proporcionar o melhor possível para as provas externas vindouras”.
Letícia Modesto Pinheiro, 17 anos, também cursando o último ano no Ensino Médio, menciona que a palavra que define o momento é de esperança, “ depois de muito tempo em casa, poder retornar as nossas rotinas acadêmicas, rever os amigos, ter aula presencial, tirar as dúvidas de forma dinâmica e divertida, a direção da nossa Escola Emygdio está de parabéns pela iniciativa”, enfatiza.
Fotos: Juarez Júnior e Hugo Leonardo