Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

EE Frofº Henrique Ciryllo Corrêa usa rede social como canal de comunicação com estudantes

  • 27 abr 2020
  • Categorias:Covid-19, Iniciativa
  • Compartilhar:

Os professores optaram pelo uso do Facebook para elaboração de estratégias de conexão com estudantes, por meio das postagens em grupos na rede e Messenger

Campo Grande (MS) Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, localizada no Bairro Vila Rica, na região norte da Capital, decidiu ampliar o uso da rede social (Face book) e utilizar esta como ferramenta para aprendizagem dos estudantes em tempos de aulas remotas, com o objetivo é alcançar o maior número de estudantes/famílias.

De acordo com pesquisa recente o Face book é a segunda rede social mais acessada no Brasil, perdendo apenas para o YouTube. Além disso, para a maioria das operadoras de celulares, o uso do Facebook não gasta os dados da franquia dos usuários. Apesar da popularidade, nem todo mundo conhece as potencialidades desta rede social para a aprendizagem. A maioria dos usuários desta rede a utilizam para compartilhar notícias e/ou conversar com amigos.

Rede social Face book está sendo utilizada como ferramenta de transmissão de conhecimento

Os professores da escola optaram pelo uso desta rede para a elaboração de estratégias para se conectarem com os estudantes de forma remota por meio das postagens em grupos no Face book e em alguns casos por mensagens utilizando a ferramenta Messenger.

A equipe pedagógica da escola criou grupos fechados e organizados por ano/turma, divulgou em sua página os links para acesso aos grupos e orientou os estudantes e família como acessar e encontrar as atividades neste espaço. As famílias que não têm acesso à internet foram orientadas a ligar na escola e marcar um dia para buscar as atividades impressas, mantendo o distanciamento social preconizado pelas autoridades da saúde.

Estratégia

A escola criou uma estratégia de levantamento dos estudantes que não enviaram as atividades e está realizando contato com a família para verificar os motivos e buscar uma solução evitando que o estudante fique em defasagem na aprendizagem.

Rotina de trabalho dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

“Diante do contexto atual, em que as aulas deixaram de ser presenciais, a equipe escolar viu-se desafiada a mobilizar diferentes estratégias e recursos que favorecessem alcançar aos estudantes e suas famílias, por isso, optou-se por uma ferramenta tecnológica de fácil acesso e que a maioria das famílias tivessem familiaridade. Assim o facebook deixou de ser para elas apenas uma rede social, e tornou-se, também, uma ferramenta para estudo e interação entre estudante e professor. Os resultados têm sido satisfatórios tanto em relação as produções dos estudantes quanto em interação. No entanto, permanece o desafio a equipe escolar em manter atrativa ao estudante essa ferramenta” afirma o diretor Fabiano Soares.

As atividades são elaboradas visando a formação humana integral dos estudantes e extrapolam o uso do Facebook, dessa forma os estudantes tiveram acesso a outras ferramentas digitais, tais como o uso dos aplicativos Duolingo, WhatsApp, YouTube e/ou de plataformas como a Khan Academy, Google, dentre outras.

Duolingo

“Considerando esse momento da pandemia, a educação passa por um momento de transição   no fazer pedagógico e para auxiliar os alunos utilizamos ambientes virtuais bem como outros recursos que proporcionou ao educando desenvolver atividades durante esse período. De fato, o mundo tecnológico muda em uma velocidade impressionante, as informações mudam a cada minuto ou segundo, tudo o que acontece no mundo ficamos sabendo em tempo real, a possibilidade de estarmos todos presentes em um só momento e em espaços diferentes que permitiu perspectivas otimistas. Assim, devo expressar que fiquei surpresa com a participação dos alunos e dos responsáveis, pois estamos num momento crítico de isolamento, mas mesmo assim a participação foi satisfatória, percebi durante o desenvolvimento das atividades, que os alunos foram autônomos, pesquisadores, capazes de reproduzir ideias e informações e até mesmo pontos de vista. Nessa perspectiva, é relevante perceber que a participação do aluno foi ativa e colaborativa. Isto é, não é uma participação apenas informal, mas parte constitutiva do processo de aprendizagem” afirma Mara, professora de Língua Inglesa que trabalhou com o Duolingo em uma das turmas.

Educação Especial

Dentro dessa perspectiva de adaptação às aulas remotas, os estudantes da educação especial estão recebendo as atividades adaptadas conforme suas necessidades. Estas atividades são preparadas em conjunto pelos professores regentes e professores de apoio e assim como as demais são postadas na plataforma online via facebook, onde a família tem acesso e repassa para o estudante.

Essa ação é muito profícua pois possibilita a socialização de experiências, na busca da equipe pedagógica por atividades de aprendizagem que sejam atrativas e que estimulem a autoria dos estudantes. Os registros das atividades estão sendo por fotos/vídeos e as devolutivas via email para o regente e o professor de apoio interage com o estudante por meio de áudios, vídeos e fotos, visando manter a proximidade, bem como motivá-lo nos estudos.

Embora a equipe pedagógica da escola e a equipe técnica da SED estejam realizando grandes esforços nesse momento, ressalta-se que o apoio da família é fundamental, se tornando essencial durante a execução das atividades e aprendizagem dos estudantes.

Últimas Notícias

  • Escola de Dourados celebra Dia das Crianças com gincana educativa e bolo gigante
  • Alunos do Cejar vencem Feciaq com pesquisa sobre abelhas solitárias e garantem vaga em feira nacional de ciência
  • Alunos do Projeto AJA promovem ações de sustentabilidade e empreendedorismo na Escola Estadual Maria Leite
  • Alunos com altas habilidades são destaque nacional em Olimpíada de Geopolítica
  • Esporte e educação caminham juntos na trajetória de alunos da E.E. João Carlos Flores
  • Em Dourados, estudantes utilizam múltiplas disciplinas para discutir cidadania e justiça social
  • Estudantes se destacam em concurso estadual com curtas sobre os perigos das apostas online
  • MS participa de conferência em Brasília que destacou protagonismo popular na luta por justiça racial no Brasil
  • Educação Antirracista ganha força no Conesul com nova formação para professores da REE
  • Café Cultural movimenta a Escola Jamic com arte, conhecimento e valorização da cultura africana
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital