Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

EE José Juarez Ribeiro de Oliveira é destaque no Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League

  • 09 mar 2017
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Campo Grande (MS) – A Equipe de Robótica “Itaquibots” da Escola Estadual José Juarez Ribeiro de Oliveira, de Itaquiraí, composta por estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, participou da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Curitiba – PR, com a participação de 36 equipes.

O torneio FLL é dividido em três áreas: Pesquisa, Robô e Cor Values, nas quais cada uma é avaliada de forma diferente. O tema é alterado a cada temporada e, este ano foi denominado “Animal Allies” (Animais aliados). A equipe “Itaquibots” desenvolveu como projeto de pesquisa: “O Envenenamento de Animais de Rua por Chumbinho (Aldicarb)”. Após intensas pesquisas desenvolveram um Dispositivo para Identificação de Carbamato (D.I.C), um aparelho completo que além de identificar o veneno também espanta o animal e, através de uma câmera, identifica o infrator.

No ‘Desafio do Robô’, há uma mesa de missões, as quais cada uma vale diferentes pontuações. Essas missões devem ser realizadas pelo robô em apenas dois minutos e trinta segundos (round). O robô deve ser feito com peças de LEGO, utilizando um bloco programável EV3 ou NXT para armazenamento da programação. Esse processo é realizado através de um programa de computador chamado Mindstorm EV3. É importante também que o robô tenha alguma inovação, seja na sua estrutura fixa ou nas garras de modo a realizar as missões.

A terceira área, denominada Cor Values, é a junção de trabalho em equipe, boa convivência e interação com outras equipes ou com a comunidade.  O Cor Values possui oito valores fundamentais, que são extremamente cobrados e avaliados em torneios. E foi nesta modalidade que a equipe “Itaquibots” conseguiu o prêmio de 1º lugar, no quesito “Inspiração”, pois é inspiração para outras equipes devido ao seu alto grau de determinação, persistência e trabalho em equipe, demonstrando verdadeira paixão pela ciência (pesquisa científica) e tecnologia, revelando que o mundo da robótica pode ser extremamente educativo e divertido.

A professora Andreia Cristina Soares, responsável pelo projeto, comemora os resultados obtidos sob a sua orientação e destaca a participação e o empenho dos estudantes: Amanda Welter, Bruna Schultz, Francielly Velozo, Heloyse Maia, Larissa Akemi, Lorena Acosta, Rafaela Guilherme, Rafaela Morena, Thácila Ribeiro e Thiago Marques.

Últimas Notícias

  • E.E. Maria da Glória Muzzi Ferreira inova em Sociologia com sala de aula invertida
  • Estudantes da E.E. Professor Henrique Ciryllo Corrêa promovem ação de conscientização no Agosto Lilás
  • Mato Grosso do Sul participa de encontro nacional sobre Educação de Jovens e Adultos
  • Encontro “Nzopúne” 2025 fortalece identidade indígena por meio da música e da arte em Miranda
  • Talento de estudante sul-mato-grossense é destaque em concurso nacional da Rádio Câmara
  • Mato Grosso do Sul premia escolas públicas com melhores resultados em alfabetização
  • Escola JGP promove bate-papo descontraído para engajar estudantes no SAEB 2025
  • Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, encerra Projeto Interdisciplinar com foco em Ecologia Integral
  • Projeto interdisciplinar “Multicake” é realizado na EE Viriato Bandeira
  • Piquenique literário intensifica despertar para leitura na EE Maria Leite
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital