O acolhimento dos novos estudantes é uma prática educativa de extrema importância na escola em tempo integral. Estudantes “veteranos” desempenham o papel, sendo um rosto amigo para auxiliar na adaptação dos colegas.
A unidades escolar da REE (Rede Estadual de Ensino) de Corumbá, Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, realizou na tarde desta segunda-feira (05), a formação com os protagonistas acolhedores da unidade escolar, alinhando as atividades de recepção dos colegas estudantes, para os primeiros dias de aula do ano letivo de 2024.
“O acolhimento de início de ano é uma ação marcante da JGP, pois recepciona os estudantes de forma calorosa, positiva, já direcionando-os para o início de sua caminhada rumo ao alcance de seu Projeto de Vida. É um momento importante, que precisa de diálogo e muito planejamento”, explicou a diretora Érica Oliveira.
Formação
A formação dos acolhedores foi realizada pela diretora Érica Oliveira e a diretora adjunta Camila Cavalcante. Para esse momento, foi utilizada a cartilha do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, ICE. A cartilha aponta estratégias de acolhimento e direcionam os estudantes para refletir e elaborar seu projeto de vida.
O acolhimento dos novos estudantes é uma prática educativa de extrema importância na escola em tempo integral. No início do ano, estudantes “veteranos” desempenham esse papel, sendo um rosto amigo para auxiliar na adaptação dos colegas.
Acolhimento
“Quem chega na Escola JGP sempre é recebido com um sorriso, um abraço, é uma rotina nossa mesmo e isso precisa ficar marcado desde o primeiro dia de quem vem pra nossa escola. Por isso fiz questão de estar na equipe de acolhida dos primeiros dias de aula. Sinto orgulho em fazer parte desta escola e deste momento de acolhimento”, disse a estudante Rayssa Vitória, que neste ano cursa o 3º ano do Ensino Médio.
Ao todo, 30 estudantes na ativa e egressos estão fazendo parte do grupo de acolhedores 2024. Os dias de acolhimento de início de ano letivo 2024 serão 21 e 22 de fevereiro e estão programadas atividades de muito diálogo, integração, planejamento de ano letivo e reflexão sobre o Projeto de Vida.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar