A EE Wladislau Garcia Gomes, localizada em Paranaíba, realizou em julho mais uma etapa do projeto de leitura “ O Livro que eu Lí”, a unidades escolar atua em Tempo Integral e atende as etapas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Como momento de fortalecimento da biblioteca escolar e incentivo ao mundo mágico da leitura, no dia 15 de julho de 2024, foi realizado o encontro entre professores e administrativos para o 1º Wladislau em Análise de Resenha Literária.
Como funciona o VAR no futebol?
O debate sobre algum lance da partida, pode surgir tanto de um pedido do árbitro principal, quanto do árbitro de vídeo, caso ele observe que ocorreu alguma marcação equivocada. Dessa maneira, o lance é revisto pelos árbitros de vídeo, que transmitem ao árbitro de campo se vai ser necessário rever a marcação anterior ou se o jogo pode seguir normalmente. Caberá então ao juiz de campo a decisão da arbitragem sobre o lance.
WAR Literário
O WAR Literário (Wladislau em Análise da Resenha Literária) é a ferramenta de análise literária da EE Wladislau Garcia Gomes, que tem o objetivo de apresentar uma versão alternativa em relação a uma determinada situação apresentada em qualquer livro, que o leitor, após a sua leitura conclusiva, na sua resenha, não concordou com uma determinada ação desenvolvida na história.
Pedro Alvares Cabral foi o primeiro europeu a chegar no litoral brasileiro? Em Dom Casmurro, Capitu traiu Bentinho? A marginalização, o abandono infantil e as injustiças sociais compõem a problemática central abordada na obra Capitães de Areia? O Lobo trancou a Vovozinha no guarda roupa ou a devorou?
São estes insights em que professores e administrativos apresentaram aos colegas onde ele tinha que apresentar e defender, com auxílio do seu WAR Literário. O insight é um acontecimento cognitivo que pode ser associado a vários fenômenos, podendo ser sinônimo de compreensão, conhecimento, intuição. Algumas pessoas afirmam um insight é a perspicácia ou a capacidade de apreender alguma coisa e acontece quando uma solução surge de forma repentina.
Com o WAR Literário, o leitor escolheu um ponto marcante do seu livro, uma contradição, um final em que ele não concordou, uma ação descrita no seu momento literário e apresentará a sua conclusão. Apresentando as “cenas reais da literatura” e a sua posição final, no seu momento individual, reuniram-se por mesas, onde cada um apresentou no seu momento de fala o livro que leu.
No momento coletivo, um representante de cada mesa, apresentou o seu livro e as suas conclusões, de algumas situações geradas no livro e um coletivo tinha a oportunidade de questionar, revisar e dar “pitaco” na obra original. Foi um sucesso total este encontro e fortaleceu os vínculos literários entre professores e administrativos.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar