Coordenadoras pedagógicas e de práticas inovadoras da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, localizada em Dourados, viram a importância de dar foco às questões socioemocionais e, durante a Jornada Formativa de 2023, realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro, foram além do diálogo em grupos de estudos, propondo uma atividade prática que celebrou os professores em uma “cerimônia do Oscar”.
Partindo da indagação proposta pelo material da SED “o que é acolhimento para você?” os gestores da Escola organizaram um dos dias de formação de maneira diferente à convencional, iniciando já com as pautas do dia, sem recepção ou acolhida aos professores. Somente após o intervalo, o estranhamento inicial deu espaço ao momento de acolhimento, tendo em vista que os profissionais se depararam com a premiação ‘o professor do ano’.
Com foco no protagonismo dos professores e realizada com alegria, a cerimônia idealizada como uma proposta teatral, teve direito a cenário com muito dourado, mimos à equipe, e nem a clássica estatueta do Oscar ficou de fora.
“Quantas pessoas no mundo realmente podem participar de um Oscar? Só de estar ali e receber a estatueta como melhor professor do ano já te eleva a autoestima, já te dá mais ânimo para começar [o Ano Letivo], já te mostra o quanto você ser reconhecido faz a diferença no seu trabalho, no seu desempenho. Foi uma apresentação bonita e a dedicação dos nossos coordenadores foi algo que me deixou emocionada”, disse Larissa Silva de Oliveira, professora de Língua Inglesa da EE Maria da Glória Muzzi Ferreira.
Também enfatizando a importância da ação para a valorização do trabalho docente, Luciane Clementino Pereira, professora de Língua Portuguesa da instituição disse: “Senti-me imensamente feliz e acredito que esse foi o mesmo sentimento dos meus colegas. Toda a organização do evento, desde a recepção à criatividade na elaboração do Oscar transformou o momento em uma experiência única e significativa. Essa atitude revela o carinho e importância que a escola tem por cada professor, o que faz com que nos sintamos mais acolhidos e nos motivam ainda mais a desempenhar com afinco o nosso trabalho”.
“Percebemos que nesse dia os docentes se sentiram acolhidos, parece que não acreditavam no que seus olhos estavam vendo; colocamos o professor como a estrela do dia, mostramos como é importante se sentirem acolhidos e motivados a desenvolverem seu trabalho. Acreditamos que o Ano Letivo de 2023 será diferenciado, estamos com muitas expectativas e como missão vamos acolher nossos estudantes e motivá-los a conquistar novos horizontes”, disse Vitória Nazareth da Silva, coordenadora de Práticas Inovadoras da Escola.
Jornada
A semana de formações aos professores, coordenadores, gestores e servidores administrativos, denominada Jornada Formativa, foi realizada em todas as escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) e teve como objetivo debater temáticas e documentos que conduzirão os trabalhos da escola ao longo deste Ano Letivo. A ação antecedeu o retorno dos estudantes, no último dia 23 de fevereiro, e marcou o período de preparação para o início das aulas na Rede.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo da EE Maria da Glória Muzzi Ferreira