Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Encontro discute competências socioemocionais com diretores da REE

  • 21 maio 2019
  • Categorias:Encontro
  • Compartilhar:

Evento, promovido pela SED, em parceria com Instituto Ayrton Senna, aconteceu no Centro de Formação Mariluce Bittar.

Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, realizou, nesta segunda-feira (21.05), no Centro de Formação Mariluce Bittar, Encontro de Diretores sobre as Competências Socioemocionais.

De acordo com o Superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Queiroz Daher, “considerando, os recentes avanços nas pesquisas sobre os resultados de aprendizagem, e, também as prioridades apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inseridas no Currículo de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul, a Rede Estadual de Ensino tem buscado a implementação de programas de educação integral estruturados e com intencionalidade, enfatizando o desenvolvimento das competências socioemocionais”

Superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Daher, durante abertura do encontro (Foto: Juarez Júnior)

Secretária de Estado de Educação de MS, Cecilia Motta, compareceu no encontro dos diretores, ela comenta a parceria com Instituto Ayrton Senna, “ estou muito feliz, possibilidade de trabalhar com diretores, coordenadores regionais, com grupo que formará uma corrente a longo prazo, onde o foco é o estudante, estamos aqui por conta do estudante, que está infeliz, evadindo, se mutilando, nosso olhar tem que ser de percepção, isto faz parte das competências socioemocionais, portanto,  trazer, incorporar, fazer formação e empoderar o coordenador é de extrema importância, pois ele tem o papel pedagógico e podem trabalhar com professores, até o professor ter autonomia, propor soluções e, posteriormente, ter autonomia de decisão”.

Juliana Candian, responsável pela distribuição de soluções do instituto Ayrton Senna, menciona a importância da parceria “ estamos apoiando a SED na construção de uma visão de educação integral, com ênfase de intencionalidade para o desenvolvimento de competências socioemocionais, um tema presente nas discussões de educação, ou seja, o professor tem que olhar intencionalmente para o assunto, após a Base Nacional Comum Curricular expressar nas competências gerais o assunto, um documento regulador que orienta os professores a pensar na educação, voltada para um desenvolvimento pleno e integral dos alunos”, finaliza.  

Secretária de Educação Cecilia Motta discursando aos diretores e coordenadores no encontro ( Foto: Juarez Júnior)

O encontro contou com a participação de 89 diretores da Rede Estadual de Ensino, das Escolas de Tempo Integral (Escolas da Autoria) do Ensino Fundamental, Ensino Médio, bem como Escolas Integradas ao Ensino Médio Técnico-profissional, Escolas Piloto do Novo Ensino Médio, além de integrantes das Coordenadorias Regionais de Educação.

Últimas Notícias

  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
  • Família e escola unidas pelo sucesso: E.E. “Semíramis Carlota Benevides da Rocha” promove 2º Encontro de Integração
  • Ariadne Cantú e Miguel de Cervantes inspiram “Maio Amarelo” na EE Professor José Pereira Lins
  • Estudantes do Ensino Médio exploram oportunidades no Mundo SENAI em Rio Verde
  • Microrganismos em Ação: O que os olhos não veem, a ciência revela
  • EE Ester Silva vence “Desafio Ecológico das Escolas”, em Bela Vista
  • Dia do Meio Ambiente mobiliza escola com campanha de coleta de lixo eletrônico
  • Consciência ecológica é trabalhada na EE Professora Floriana Lopes
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital