Evento, promovido pela SED, em parceria com Instituto Ayrton Senna, aconteceu no Centro de Formação Mariluce Bittar.
Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, realizou, nesta segunda-feira (21.05), no Centro de Formação Mariluce Bittar, Encontro de Diretores sobre as Competências Socioemocionais.
De acordo com o Superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Queiroz Daher, “considerando, os recentes avanços nas pesquisas sobre os resultados de aprendizagem, e, também as prioridades apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inseridas no Currículo de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul, a Rede Estadual de Ensino tem buscado a implementação de programas de educação integral estruturados e com intencionalidade, enfatizando o desenvolvimento das competências socioemocionais”
Secretária de Estado de Educação de MS, Cecilia Motta, compareceu no encontro dos diretores, ela comenta a parceria com Instituto Ayrton Senna, “ estou muito feliz, possibilidade de trabalhar com diretores, coordenadores regionais, com grupo que formará uma corrente a longo prazo, onde o foco é o estudante, estamos aqui por conta do estudante, que está infeliz, evadindo, se mutilando, nosso olhar tem que ser de percepção, isto faz parte das competências socioemocionais, portanto, trazer, incorporar, fazer formação e empoderar o coordenador é de extrema importância, pois ele tem o papel pedagógico e podem trabalhar com professores, até o professor ter autonomia, propor soluções e, posteriormente, ter autonomia de decisão”.
Juliana Candian, responsável pela distribuição de soluções do instituto Ayrton Senna, menciona a importância da parceria “ estamos apoiando a SED na construção de uma visão de educação integral, com ênfase de intencionalidade para o desenvolvimento de competências socioemocionais, um tema presente nas discussões de educação, ou seja, o professor tem que olhar intencionalmente para o assunto, após a Base Nacional Comum Curricular expressar nas competências gerais o assunto, um documento regulador que orienta os professores a pensar na educação, voltada para um desenvolvimento pleno e integral dos alunos”, finaliza.
O encontro contou com a participação de 89 diretores da Rede Estadual de Ensino, das Escolas de Tempo Integral (Escolas da Autoria) do Ensino Fundamental, Ensino Médio, bem como Escolas Integradas ao Ensino Médio Técnico-profissional, Escolas Piloto do Novo Ensino Médio, além de integrantes das Coordenadorias Regionais de Educação.