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Escola Estadual João Ponce de Arruda reforça a inclusão e o acolhimento  

  • 06 out 2021
  • Categorias:Três Lagoas
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A unidade escolar realizou diversas ações com o objetivo de promover a visibilidade e conscientização da prevenção ao suicídio e inclusão e visibilidade da comunidade surda.

Campo Grande (MS) – No mês de setembro duas cores que chamaram a atenção na Escola Estadual João Ponce de Arruda, no município de Três Lagoas, foram o Amarelo e Azul, com reforço na inclusão e acolhimento dos discentes.

A unidade escolar que oferta Ensino Fundamental regular e Ensino Médio em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria, realiza diversas ações com o objetivo de promover a visibilidade e conscientização dos temas: prevenção e conscientização contra o suicídio; e inclusão e visibilidade da Comunidade Surda, debatidos durante o mês de setembro.

Prevenção ao suicídio foi temática na unidade

Setembro Amarelo

Os estudantes do Ensino Médio foram estimulados a elaborar atividades de acolhimento, a fim de debater e conscientizar a comunidade escolar sobre o tema Setembro Amarelo, que é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio.

Durante uma semana organizaram apresentações alusivas ao tema, além de disponibilizarem em ambientes da escola a “Caixinha do desabafo”, nela os estudantes podem relatar sentimentos sem se identificar.

Setembro Azul

Inclusão e visibilidade a comunidade surda foi tema de campanha na instituição.

A Escola  faz parte do Projeto Escola Polo Linguístico de LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais), da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e atualmente há três estudantes surdos matriculados. Com o objetivo de reforçar a inclusão e a visiabilidade da Comunidade Surda foi elaborado um plano de ação com várias atividades, sob a orientação da professora tradutora interprete de Libras, Luciana Cardoso do Nascimento Silva.

Uma das ações foi a promoção da difusão da LIBRAS, Linguagem Natural utilizada pelos Surdos para se comunicarem por meio de sinais, um marco para a acessibilidade desses estudantes. Visando oportunizar no ambiente escolar a interação entre estudantes surdos e estudantes ouvintes, foi realizada a gravação de música/vídeo em libras com a participação de ambos, favorecendo assim a convivência e eliminando barreiras na comunicação.

Pedagoga surda egressa

Outra ação foi Formação em Exercício para o corpo docente no horário destinado ao planejamento coletivo, com foco em: correção de atividades e provas, metodologias adaptadas, comunicação com estudantes surdos, ambientação e socialização do surdo no ambiente escolar.

A culminância das ações realizadas durante o mês de setembro ocorreu no dia 29 de setembro com palestra de uma ex-aluna surda, Karen Lima Mariano, formada em Pedagogia e cursando Letras, o que favorece a compreensão de que o estudante surdo apresenta uma especificidade por conta da surdez, porém pode conseguir acesso ao Ensino Superior e seu espaço na sociedade.



 

 

 

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